O ex-pivô de futsal Francisco Anibio da Silva Costa, o Indião, sofreu um AVC neste domingo e está internado no CTI de um hospital em Tramandaí-RS. Integrante da seleção brasileira terceira colocada na Copa do Mundo Fifa de 2004, Indião, de 52 anos, teve passagem por diversos clubes, dentre eles Ulbra, Carlos Barbosa, Corinthians e Vasco.
O auge do goleador foi no ano de 2000, quando sagrou-se campeão da Liga Nacional de Futsal pelo time da Colina. Na ocasião, Indião dividiu o posto de artilheiro com o companheiro de equipe, Manoel Tobias – ambos com 32 gols.
Naquele mesmo ano, o Vasco, de Indião e Tobias, também conquistou a Taça Brasil de Clubes, o Estadual do RJ e o Metropolitano do Rio. Além de Indião e Manoel Tobias, o Cruz-Maltino contava com os também renomados Lavoisier, Schumacher, Seco, Alécio, Cacau, Marquinhos e Euler.
Amigos pedem ajuda
Segundo informações divulgadas por amigos do ex-jogador, Indião não corre mais risco de vida. Contudo, ainda não há avaliação sobre possíveis sequelas.
Presidente da Federação Paranaense de Futsal e CEO da loja Mundo do Futsal, Anderson de Andrade criou uma vaquinha para ajudar a família de Indião com as despesas hospitalares. O dinheiro arrecadado também será usado na recuperação do ex-atleta.
Nascido em Fortaleza, o ex-pivô parou de jogar futsal em 2015 aos 42 anos. Seu último clube foi o Vento em Popa-BA. Atualmente, Indião vinha dedicando-se ao seu podcast pessoal sobre futsal e futebol de campo.