O Campeonato Estadual do Rio de Janeiro tem sua fórmula de disputa (com dois grupos) desde 2004. Porém curiosamente, nunca os quatro principais times (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco) participaram ao mesmo tempo de uma semifinal da Taça Guanabara, primeiro turno da competição, ou Taça Rio, segundo turno do certame.
A tendência é de que este panorama mude na semifinal da Taça Guanabara deste ano. O Flamengo, por enquanto, é o único garantido. O Botafogo está virtualmente classificado, enquanto Fluminense e Vasco ainda precisam brigar com os chamados pequenos, mas possuem grandes possibilidades.
No Grupo A, o Rubro-Negro lidera com 15 pontos, seguido do Fluminense, com 11. Macaé (oito), Boavista e Volta Redonda, ambos com sete, ou Cardoso Moreira, com seis, ainda podem atrapalhar a vida do Tricolor. Duque de Caxias (três) e América (zero) estão eliminados.
Já no B, o Botafogo tem 15, contra nove de Vasco, Madureira e Cabofriense. Friburguense, com sete, e Mesquita, com quatro, têm chances remotas. Americano e Resende só pensam na Taça Rio.
A explicação para essa superioridade dos grandes pode ser dada numa mudança no regulamento: afinal, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco só jogam contra os pequenos no Maracanã, Engenhão ou São Januário, algo que não ocorreu nas edições anteriores.
Para se ter uma idéia, até o momento foram 18 partidas entres grandes x pequenos. Os grandes triunfaram em 15 oportunidades, contra apenas dois empates (Fluminense x Macaé e Fluminense x Boavista) e somente uma derrota (Vasco x Madureira).
Segundo a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), tudo foi montado em cima da imposição da emissora que detém os direitos de televisão. Até mesmo os sempre utilizados estádios de América (Giulite Coutinho) e Volta Redonda (Raulino de Oliveira) foram "vetados".
Sem os pequenos lutando pela ponta, eles brigarão contra o rebaixamento e posições intermediárias do certame, que valem vagas na Copa do Brasil de 2009 e na Série C do Campeonato Brasileiro deste ano. Hoje, América e Resende estariam na Segundona do Rio de Janeiro.
"O campeonato foi feito para os grandes chegarem. Porém, precisam combinar com os chamados pequenos. O Vasco, por exemplo, já perdeu para o Madureira", disse Romário, há cerca de duas semanas.
Mesmo com os pequenos em baixa, os times não deixam de incomodar. O atacante Muriqui, do Madureira, lidera a tabela de artilheiros do certame, com sete. O jogador marcou dois na vitória sobre o Vasco (2 a 1), três na derrota para a Cabofriense (4 a 3) e mais dois no triunfo diante do Americano (6 a 3).
Entre os grandes, Washington, umas das principais contratações do Fluminense, vem fazendo um bom campeonato, assim como Jorge Henrique, do Botafogo, e Morais, do Vasco.
No Flamengo, o lateral-direito Leonardo Moura, apesar de não ser um goleador, figura como um dos destaques da equipe. Suas boas apresentações renderam uma convocação para a seleção brasileira, que enfrenta a Irlanda, nesta quarta-feira, em Dublin.
Confira as semifinais dos turnos desde 2004
Taça Guanabara-04
Fluminense 2 x 1 Americano
Flamengo 2 x 0 Vasco
Taça Rio-04
Fluminense 3 x 1 Americano
Vasco 1 x 1 Friburguense (5 a 4, nos pênaltis)
Taça Guanabara-05
Americano 2 x 1 Botafogo
Volta Redonda 2 x 0 Cabofriense
Taça Rio-05
Fluminense 1 x 1 Vasco (8 a 7, nos pênaltis)
Flamengo 1 x 0 Volta Redonda
Taça Guanabara-06
Botafogo 2 x 1 Americano
América 1 x 1 Cabofriense (5 a 4, nos pênaltis)
Taça Rio-06
Americano 3 x 1 América
Madureira 1 x 1 Cabofriense (4 a 3, nos pênaltis)
Taça Guanabara-07
Madureira 2 x 1 América
Flamengo 1 x 1 Vasco (3 a 1, nos pênaltis)
Taça Rio-07
Botafogo 4 x 4 Vasco (4 a 1, nos pênaltis)
Cabofriense 1 x 1 Volta Redonda (6 a 5, nos pênaltis)