O duelo na Neo Química Arena entre Corinthians e Vasco marcará o reencontro dos treinadores com os clubes que abriram as portas e deram os primeiros destaques para os comandantes no futebol brasileiro.
Hoje no Timão, Ramón Díaz ganhou o primeiro destaque no Brasil com a reação histórica para salvar o Vasco do rebaixamento em 2023. Carille, por sua vez, iniciou sua carreira como técnico profissional no Corinthians e ficou marcado pelo título brasileiro de 2017 e o tricampeonato paulista, em 2017, 2018 e 2019.
Ramón Díaz e a trajetória de amor e ódio no Vasco
Ao lado de seu filho Emiliano Díaz, o treinador multicampeão pelo River Plate chegou ao clube em julho de 2023. O cenário era de terra arrasada: o time carioca ocupava a penúltima posição, com apenas nove pontos, e vinha de uma sequência de oito derrotas em nove jogos.
Movida pela frase "No va a bajar", dita pelo treinador em coletiva durante a luta pela permanência, a torcida comprou o discurso do argentino e lotou todos os jogos até o fim do Brasileiro. Em 25 jogos, a comissão conseguiu 10 vitórias, seis empates e oito derrotas. Conquistou 36 dos 72 pontos possíveis e salvou o Vasco da degola na última rodada.
Em 2024, alguns atritos e resultados ruins desgastaram a relação. Após a goleada de 4 a 0 sofrida para o Criciúma em São Januário, a passagem do treinador chegou ao fim com polêmica. Segundo informou o clube logo após a partida, Ramón e Emiliano pediram demissão primeiramente à diretoria e ao então CEO Lúcio Barbosa. Em seguida, solicitaram uma conversa com os jogadores, e a decisão foi divulgada nas redes sociais do Vasco.
No entanto, em pronunciamento depois da partida, os dois afirmaram que souberam da demissão somente pela nota do clube nas redes sociais e se sentiram desrespeitados. Ambas as partes têm ações na Justiça por conta do imbróglio em relação à multa rescisória do contrato do treinador, de cerca de R$ 30 milhões.
Ao todo, Ramón Díaz comandou o Vasco em 41 jogos, de 11 de julho 2023 a 27 de abril de 2024, com 17 vitórias, 11 empates e 13 derrotas. O aproveitamento foi de 50%.
Títulos no Corinthians marcam início da carreira de Carille
Carille chegou ao Corinthians como auxiliar permanente da comissão técnica em 2009. No fim de 2016, depois de uma negociação frustrada com o colombiano Reinaldo Rueda, foi efetivado como treinador do time principal e teve início arrasador. Foram três títulos em menos de um ano e meio: Campeonato Brasileiro, em 2017, e dois Campeonatos Paulistas, em 2017 e 2018.
Após passagem pelo Al-Wehda, da Arábia Saudita, Carille retorna ao Timão para a temporada de 2019 e volta a ser campeão paulista. Os resultados ruins na reta final do Brasileiro levaram à sua demissão em novembro daquele ano.
Ao todo, foram 183 jogos no comando somando as duas passagens pelo Corinthians. Carille é o sétimo treinador com mais partidas à frente do Timão em toda a história.