Em campo, apesar do forte calor, jogadores com sorriso estampado no rosto batem bola e fazem embaixadinhas. A poucos metros dali, um pelotão suado, cansado, mas com todo o fôlego, passa correndo, cantando para quem quiser ouvir músicas de guerra, em prova de disciplina ímpar. A realidade da pré-temporada do Vasco vem contagiando o elenco e até a comissão técnica. O 38° batalhão do Exército em Vila Velha, no Espírito Santo, traz fluídos positivos para os guerreiros cruzmaltinos.
Estamos em uma fase na qual a disciplina tem de ser mais do que cem por cento. É bom ver os solados treinando, isso inspira a todos aqui. Precisamos disso. Dessa dedicação, desse comportamento disciplinado para que possamos começar bem o ano, frisou o técnico Vagner Mancini.
Já confortável em meio aos novos companheiros e com bom humor de sobra, Dodô avaliou a situação de duas maneiras. Primeiro, foi irônico, deixando um sorriso de moleque escapar. Depois, porém, se recompôs e revelou os benefícios de se mirar, mesmo que de longe, o modo de trabalhar dos soldados.
É como eu sempre digo. Você olha para o lado e sempre tem gente sofrendo mais, disse, complementando. Mas fora a brincadeira, lógico que isso contagia a gente. Acompanhamos o trabalho deles e tiramos como exemplo, avaliou.
Inspirado pelos defensores da pátria, o Vasco fará sua estréia no Campeonato Estadual do Rio de Janeiro dia 16, contra o Tigres do Brasil, em São Januário. Além desta competição, a equipe terá pela frente em 2010 a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.