A história de São Paulo e Vasco no Campeonato Brasileiro indica que quem for ao Morumbi neste domingo, a partir das 16h, verá muitos gols. Os clubes são os maiores goleadores da história da competição. O Tricolor marcou 1.419 vezes ao longo de suas 35 participações.
Os cariocas têm 1.369 gols em 36 disputas. Mas, se o passado é animador, o presente nem tanto. São-paulinos e vascaínos terão que contrariar o momento atual para honrarem as estatísticas. Enquanto o anfitrião fez somente três gols em cinco rodadas, sendo dois do goleiro Rogério Ceni, de pênalti, o visitante não terá Romário e seus 1.002 gols, além dos meias Morais e Renato, responsáveis por acionar o ataque.
O Vasco tem um dos melhores desempenhos ofensivos do Brasileiro, com 11 gols marcados. Mas, na última rodada, sofreu uma sonora goleada: 4 a 0 para o Botafogo. O placar, no entanto, não ilude os são-paulinos, ansiosos pela volta do gol.
O Vasco jogou bem, é que o Botafogo fez uma partida excepcional. Foi um resultado atípico alerta o goleiro-artilheiro Rogério Ceni.
Pelos lados do Morumbi, Muricy Ramalho também tem problemas no setor ofensivo. Dagoberto, único aplaudido na derrota da semana passada para o Atlético-MG, e Leandro estão suspensos. O técnico, então, recorre à dupla que iniciou o ano como titular, Borges e Aloísio, e a Hugo, autor de oito gols em 2007.
O time está trabalhando bastante. Temos que continuar fazendo isso que uma hora a bola vai entrar torce o técnico são-paulino.
Enquanto não acontece, os atletas evitam palavras. Aloísio já disse que é hora de falar menos e jogar mais. O atacante é o mais cobrado por gols. Quem sabe a história dos clubes seja a inspiração que falte...