Uma derrota no clássico desta tarde pode significar a eliminação de Fluminense ou Vasco do Campeonato Carioca, já que ambos estão em situação delicada em seus grupos. No Grupo A, o Tricolor caiu para a quarta colocação após a vitória da Portuguesa, ontem, sobre o Volta Redonda, por 2 a 1.
O Fluminense tem apenas três pontos em três jogos e precisa vencer, além de torcer por derrotas de Americano e Flamengo (contra Botafogo e América, respectivamente) para continuar sonhando com o bicampeonato estadual. Se isso ocorrer, o Flu pode terminar a rodada na liderança do grupo. Se acontecer o inverso, o Tricolor ficará a seis pontos do Americano e a quatro do Flamengo, a apenas duas rodadas do fim da Taça Rio.
No Grupo B, apesar de estar na quinta colocação, a situação do Vasco é um pouco mais confortável do que a do Fluminense, já que o Gigante da Colina tem um jogo a menos que seus adversários diretos. Se tivesse jogado e vencido esta partida (contra a Cabofriense, que foi remarcada para o dia 15), o Vasco dividiria a liderança de sua chave com o Friburguense, ambos com sete pontos.
A derrota do Voltaço também foi muito boa para o Vasco, já que o time do Sul Fluminense, que poderia ter assumido a liderança do Grupo B em caso de vitória, agora tem só dois pontos mais do que o Vasco, e com duas partidas a mais.
Os vascaínos, então, tem de torcer por tropeços de Friburguense, América e Madureira para o time chegar à liderança ainda hoje. Mas se todos estes vencerem, e o Botafogo idem, o Vasco passará para a lanterna do grupo e a seis pontos do Friburguense e cinco de América e Madureira, com três jogos pela frente (Cabofriense e Americano, fora de casa, e Flamengo).