Ex-volante do Newcastle, da Inglaterra, Jonás Gutiérrez foi oferecido por um grupo de empresários ao Vasco da Gama. O argentino de 32 anos está sem clube desde junho e chegaria à Colina sem custos, mas a diretoria cruzmaltina analisa se os salários pedidos pelo jogador condizem com a condição financeira do clube.
A princípio a transferência é tratada com certa cautela, visto que o Vasco já conta com sete estrangeiros no elenco – o limite imposto pela CBF é de cinco inscritos por partida. Antes do início de qualquer negociação, o presidente Eurico Miranda ainda pretende consultar a nova comissão técnica, que assumiu nesta semana.
A história de vida de Gutiérrez é várias vezes mais rica do que sua carreira. O jogador descobriu ter câncer no testículo em 2013, e precisou ficar duas temporadas longe de campo. Mas, ao retornar à ativa, ele deu a volta por cima para anotar gol que salvou o Newcastle do rebaixamento à segunda divisão inglesa na última temporada.
Ainda assim Jonás Gutiérrez não teve contrato renovado, ficando livre para negociar seus direitos federativos com qualquer clube. As férias do meio-campista terminaram em treinos no Vélez Sarsfield para manter a forma durante o último mês.
O time argentino foi o primeiro de sua carreira, antes de defender as camisas de Mallorca, Newcastle e Norwich City. Por estar atualmente desligado de qualquer clube, ele poderia acertar com o Cruzmaltino ainda que a janela de transferências para o futebol brasileiro esteja encerrada.