O volante Jonílson fala sobre a estréia do Vasco no Campeonato Brasileiro de 2008, contra o Internacional-RS, no próximo domingo (11/05), às 16h, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
"O grupo sabe que é um campeonato bastante difícil, de pontos corridos, aonde você tem que ganhar fora e dentro de casa, poder estar sempre somando pontos e estar na frente dos outros adversários. O time do Internacional é um que todo mundo já sabe, foi campeão várias vezes, vem fazendo uma boa competição. Temos que ter bastante cuidado para a gente não ser surpreendido", disse ao repórter Wilson Pimentel, no programa "Momento Esportivo", da Rádio Brasil. Os adversários poderão voltar a se enfrentar nas semifinais da Copa do Brasil.
"É um time que já demonstrou a qualidade dos seus jogadores, tem jogadores de alto nível. Mas o nosso time também está crescendo de produção. Depois que o professor [Antônio] Lopes chegou, o nosso time vem em uma crescente muito grande, todos os jogadores vêm crescendo bastante, o sistema defensivo vem dando uma consistência muito grande, o nosso ataque também vem fazendo gols. Espero que domingo possamos estrear com o pé direito lá contra o Internacional".
O jogador comenta a marcação que será exercida no trio ofensivo do Colorado, formado por Alex, Nilmar e Fernandão.
"O time do Internacional não tem só esses três jogadores, mas tem jogadores de qualidade, que já serviram até a Seleção Brasileira. Temos que estar atentos ali atrás, fazer a marcação certa, não dar espaço, inclusive para esses três, porque acho que o Internacional joga com esses jogadores, que se forem bem marcados, o Internacional não tem como jogador. O professor Lopes vai nos orientar bastante para a gente poder fazer uma boa marcação nesses jogadores, para a gente poder conseguir estrear com o pé direito no Campeonato Brasileiro".
O atleta acha pouco a obtenção de uma nova vaga na Copa Sul-Americana, e espera que o Gigante da Colina conquiste o título ou a classificação para a Copa Libertadores da América, que também poderá vir com a conquista da Copa do Brasil.
"Confio bastante no nosso grupo. Estamos crescendo bastante. Com a entrada do professor Lopes, o grupo evoluiu para caramba. Creio que no decorrer da competição vamos brigar sim, porque todo campeonato que a gente entrar... Não adianta você só falar que vamos entrar para disputar a Sul-Americana. Vamos entrar para poder ser campeão. Caso não consiga ser campeão, a gente tem que disputar a Libertadores, porque a Sul-Americana é um campeonato, mas não é igual à Libertadores. Vamos estar fazendo de tudo para ser campeão ou estar na Libertadores".
"A Libertadores, com todo o respeito à Sul-Americana, é uma Libertadores. Não precisa nem comentar o que é uma Libertadores. Se o Vasco estiver na Libertadores, todos vão ficar bastante felizes. Se for campeão então, é melhor ainda. Mas, às vezes, o Campeonato Brasileiro... Acho que a maioria dos clubes estão sempre nivelados. Espero que possamos continuar nessa crescente, nesse rumo de vitórias, para a gente poder conseguir, no final, os nossos objetivos".