Um fato no mínimo curioso chamou a atenção dos 2.171 vascaínos que estiveram presentes no jogo da última quarta-feira, entre Vasco e Americano, em São Januário. O árbitro da partida, Gutemberg de Paula Fonseca, utilizou um cartão único em que uma parte era amarela e a outra vermelha. E a inovação acabou complicando o juiz, que errou.
O presidente da Comissão de Arbitragem do Rio de Janeiro, Jorge Rabello, lamentou o fato e confirmou que a medida está proibida:
- Aquilo não é normal. Ele usou por conta própria, foi advertido e isto já está proibido. O Gutemberg não vai mais fazer isso. Ele quis inventar e não tem que inventar. Deve utilizar o padrão normal: um cartão amarelo e outro vermelho.
O lance aconteceu da seguinte maneira: após cometer falta, o atacante Romualdo, do time de Campos, viu o árbitro levantar o cartão vermelho. Porém, a advertência foi um equívoco. Gutemberg na verdade pretendia aplicar o cartão amarelo, mas acabou se complicando devido a sua inovação e voltou atrás, aplicando mesmo o amarelo.