Juninho Pernambucano jogou oito anos na França e virou um dos maiores jogadores da história do Lyon. Ganhou respeito na Europa e virou um especialista do futebol no Velho Continente. Às vésperas da Eurocopa 2012, o meia do Vasco surpreendeu ao revelar uma admiração pelo futebol inglês. Ele admitiu se identificar bastante com a história da Inglaterra por considerar que ela se mistura um pouco com a dele.
- Acho que a Espanha tem um futebol maravilhoso e merece todo o respeito, mas se a Inglaterra ganhasse, seria bom para o futebol inglês. É mais ou menos um pouquinho a minha história. Joguei tão bem em meus clubes, mas eu nunca fui campeão do mundo. Talvez me inspirasse um pouquinho na Inglaterra. E eles precisam confirmar. São jogadores que ganharam tudo, mas não conseguem ganhar pelo seu país. Talvez eu tenha sido inglês em outra geração - afirmou o meia ao \"Tá na Área\".
Durante os anos em que atuou na França, Juninho conheceu de perto os melhores jogadores do mundo. E virou fã de dois dos principais nomes da seleção inglesa: Rooney e Gerrard. Ele acredita que as características deles são parecidas com as suas.
- Sou fã de alguns jogadores, principalmente do Rooney. E gosto muito do Gerrard também. Mesmo sendo mais velho do que eles, me via um pouco assim. Um jogador de meio-campo que pode chegar na frente, mas que pode jogar mais atrás. Que chuta de fora da área.
Apesar da força de Inglaterra, França e Espanha, Juninho acredita que Suécia e Portugal podem ser as surpresas da competição.
- Talvez a Suécia possa surpreneder com Ibrahimovic, um jogador que tem muita personalidade e conhece todo o futebol europeu, por ter rodado muito. Mas ele não é um líder carismático. Ele está sempre passando uma imagem que um capitão não deveria passar, mas realmente ele tem muito talento. Portugal não tem essa tradição, essa história de conquistar títulos. Mas acho que eles podem ser a surpresa.
saiba mais