Após Antônio Peralta ter entrado com processo no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) na manhã da última quinta-feira, conforme o Esporte News Mundo antecipou, para que a eleição desta sexta-feira para presidente do Conselho de Beneméritos seja feita de forma hibrida, e a juíza não ter dado decisão ainda, Otto Carvalho, presidente da Assembleia Geral do Vasco, entrou no plantão com o mesmo pedido. Entretanto, já nesta madrugada, a juíza plantonista Maria Izabel Pena Pieranti indeferiu o pedido liminar em plantão.
O argumento utilizado pela magistrada foi justamente o de que já há um pedido em juízo natural no aguardo de uma decisão. O argumento utilizado por Otto Carvalho havia sido justamente o da eleição estar marcada para iniciar às 10h, o que o juízo natural na 49ª Vara Cível do TJRJ não deve dar uma decisão sobre o pedido liminar a tempo.
Agora, com isto, as partes aguardam uma decisão do juízo natural na ação de Peralta na manhã desta sexta-feira. Caso a decisão seja favorável a liminar, mas seja dada depois do início da votação, a expectativa é a de que a eleição seja remarcada, gerando mais disputa jurídica entre as partes nos tribunais.
Silvio Godoi, atual mandatário do Conselho de Beneméritos, havia feito a convocação para esta sexta-feira a votação de maneira presencial no ginásio de São Januário, decidindo o novo presidente para o triênio 2021-2023. Em juízo, porém, Peralta pediu uma liminar para que a votação ocorra de forma hibrida devido a pandemia da Covid-19, mais conhecida como coronavírus.
Godoi havia inicialmente prorrogado o seu mandato por 90 dias, com a justificativa justamente pela grave fase da pandemia vivida no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo – levando em consideração o fato de que o Conselho de Beneméritos do Vasco, em sua maioria, também é composto por pessoas idosas, pertencentes ao grupo de risco. Mas por conta de não ter previsão estatutária para isto, ao ser questionado por conselheiros, voltou atrás e marcou, só que de maneira presencial, para esta sexta-feira.
Peralta informou nos autos que Jorge Salgado, recém-empossado presidente do Vasco, contratou a empresa “Tafner Software Solutions LTDA” justamente para que fosse possível a eleição do Conselho de Beneméritos do clube de maneira híbrida, preservando a saúde dos membros para que exerçam o direito ao voto sem maiores preocupações.