O Vasco voltará a campo contra o Vitória, no próximo domingo (07/11), às 17h, em São Januário, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro, precisando da vitória e dependendo de dois tropeços dos adversários diretos para permanecer na Série A em 2009 - Santos x Náutico: vitória do Peixe; Atlético-PR x Flamengo: empate ou vitória do Urubu; Figueirense x Internacional-RS: empate ou vitória do Colorado.
O Gigante da Colina está com 40 pontos, na 18ª colocação, dentro da zona de rebaixamento da competição, a dois pontos do Furacão, 16º e primeira equipe fora da zona.
O gerente de futebol Carlos Alberto Lancetta comenta a preparação do Vasco.
\"Muita boa a semana. Nós fizemos um jogo-treino ontem com os jogadores que não participaram da partida contra o Coritiba. Hoje pela manhã fizemos um bom treinamento técnico, com um aproveitamento muito bom. O ambiente é o melhor possível, todos com muito otimismo, na certeza de que a gente pode conseguir um grande resultado contra o Vitória, no domingo. Em conseqüência, conseguirmos essa classificação tão importante, que vai manter o Vasco na primeira divisão do campeonato nacional\", disse no programa \"Só dá Vasco, veiculado na Rádio Bandeirantes.
NÃO PENSAR NOS OUTROS RESULTADOS
\"Sem dúvida. A gente veio de uma seqüência muito boa de jogos, onde o grupo se portou muito bem. Tivemos um pequeno deslize, que foi o jogo que tivemos lá em Belo Horizonte contra o Atlético [Mineiro]. Depois voltamos a jogar muito bem contra o São Paulo, que foi uma partida muito disputada. Tivemos a possibilidade de conseguirmos um resultado positivo e não conseguimos. E voltamos a jogar bem contra o Coritiba. Nós esperamos que contra o Vitória, em São Januário, o grupo volte a fazer uma apresentação digna, e que tenha o devido reconhecimento da torcida e de todas as pessoas que torcem pelo Vasco da Gama e estarão com o pensamento voltado para esse jogo, em função do momento importante que o clube atravessa, que é vencer para se manter na primeira divisão\".
APOIO DA TORCIDA
\"O carinho da torcida, o comprometimento da torcida com esse momento difícil do time é uma coisa que tem emocionado a todos nós, dirigentes e jogadores. A gente sabe da importância que a torcida tem no momento de dificuldade que a equipe atravessa. Esse reconhecimento, pode ter certeza que não só os jogadores, a comissão técnica e todos os dirigentes do Vasco estão eternamente agradecidos a essa torcida, que tem sido de vital importância para que a gente mantenha acesa a chama, a vontade, a determinação e o comprometimento, para que consigamos uma boa vitória\".
JOGADORES RECUPERADOS DE LESÃO E SUSPENSOS
\"Com relação aos jogadores, praticamente todos eles estão entregues à preparação física. O Fernando já participou e o Valmir também. A gente não tem nenhum jogador lesionado. Impossibilitado de participar do jogo, temos o Vilson, que recebeu o terceiro cartão amarelo, e o Eduardo Luiz. Esses sim é que não poderão participar. Mas todos os outros jogadores estão à disposição do Renato [Gaúcho], para que ele escale aquele melhor time, o time que verdadeiramente vai nos trazer a vitória domingo, contra o Vitória, em São Januário. Em conseqüência, a classificação\".
TREINAMENTOS EM UM PERÍODO E SOMENTE NA COLINA HISTÓRICA
\"A semana toda vai ser em São Januário. Nós vamos treinar só em um período, porque também agora não adianta treinarmos com uma intensidade muito grande. Já é o momento final do campeonato, então a preparação tem que ser uma preparação planejada, calculada. É um polimento bastante minucioso, porque a gente não pode pecar por excesso e nem por falta de treinamento. Essas são as razões que causam problemas, que trazem os problemas de ordem muscular e articular. É importante que nesse momento, no momento de decisão, a gente tenha o mínimo cuidado para que tudo aconteça da melhor maneira possível. O Renato vai praticamente só realizar treinamentos técnicos, treinamentos táticos e o coletivo-apronto, para que a gente tenha a melhor preparação para esse jogo contra o Vitória\".
\"A gente agradece, sensibilizado, o carinho e apoio que tem recebido da imprensa e também da torcida vascaína, que não tem faltado com o estímulo, conforto, colinho e carinho, que é de suma importância nesses momentos de dificuldade da equipe\".