Após passar por turbulências nas últimas rodadas do Brasileiro, o Vasco busca a redenção hoje, contra o Santos, às 16h, no porto seguro chamado São Januário. De quebra, a partida poderá marcar, também, a volta por cima do atacante Leandro Amaral, que vive a expectativa de voltar a jogar como titular após 85 dias.
A última vez em que Leandro iniciou um jogo foi no dia 8 de abril deste ano, na última rodada da Taça Rio. De lá para cá, muita coisa aconteceu. Romário marcou o milésimo gol, o Vasco foi eliminado do Campeonato Carioca e chegou a liderar o Brasileiro. Após três derrotas consecutivas, o time amarga a 11-colocação na tabela, mas está convicto, como Leandro Amaral, numa volta por cima heróica.
- Estou muito confiante. Claro que ainda não é a minha melhor forma, preciso de mais ritmo, mas a disposição para entrar no jogo e fazer o melhor será imensa - garantiu um empolgado Leandro.
Se o atacante passou por uma via-crúcis nos últimos tempos, às voltas com problemas no tornozelo direito e dores lombares, o Vasco também sofreu. Após a euforia da liderança provisória no Brasileiro, as três derrotas consecutivas, para Botafogo, São Paulo e Cruzeiro, abalaram o elenco. Mas agora a confiança é total em uma vitória sobre o Santos, principalmente por um fator: São Januário.
Já na era dos pontos corridos, o clube utilizou o seu estádio como tábua de salvação em situações bem parecidas. Em 2003 e 2004, o Vasco vinha de uma seqüência ruim de quatro derrotas. E a redenção nos dois anos veio em São Januário, com vitórias sobre Atlético-MG e Grêmio.
- Caso o time se apresente com muita garra e vontade, o torcedor virá para o nosso lado certamente e irá nos ajudar - afirmou Leandro.
E, além de ajudar, poderá comprovar hoje uma redenção dupla.
LEANDRO
Início do drama: Em partida disputada contra a Cabofriense, válida pela última rodada da Taça Rio, em 8 de abril, Leandro Amaral sofre torção no tornozelo direito e fica fora da semifinal do returno contra o Botafogo.
Tentativa de volta: Após muito tempo parado, o atacante volta a jogar contra o Botafogo, no Maracanã. Leandro joga um tempo e tem atuação discreta na goleada sofrida para o rival.
Mais uma chance: Contra o São Paulo, o jogador fica no banco de reservas, mas entra no segundo tempo e tem até boa atuação.
Novo drama: Com dores lombares, Leandro fica sem treinar e não joga contra o Cruzeiro. Recuperado, poderá ser titular hoje contra o Santos.
Leandro Amaral quer entrar como titular
O técnico Celso Roth não confirmou, mas a chance de Leandro Amaral ser escalado desde o início contra o Santos existe. Em São Januário, a regra é de que somente jogadores titulares podem participar de entrevistas coletivas, o que pode ser um sinal de que o vice-artilheiro do Vasco na temporada, com 13 gols em 18 jogos, esteja próximo de brilhar novamente com a camisa vascaína.
- Sinto-me melhor jogando desde o início de uma partida, até para entrar no ritmo dos demais. Entrando no decorrer, levo um tempo para alcançar o nível de quem já está em campo- ressaltou.
O atacante que, caso seja escalado, entrará no lugar de Martín García, admite que o jejum de vitórias tem incomodado o elenco.
- Depois de três tropeços seguidos, está mais do que na hora de voltarmos a mostrar o nosso valor. Um clube da tradição do Vasco não pode ficar tanto tempo sem vencer - disse Leandro Amaral.
Enquanto a volta do atacante ainda não está certa, outros jogadores já garantiram seu lugar entre os titulares. Rafael ganhou a disputa com Emane e entrará na vaga de Marcelinho, que sentiu dores na coxa direita. Na zaga, Vilson estréia ao lado de Jorge Luiz e do improvisado Rubens Júnior.
Leandro Amaral, mesmo ciente da expectativa que sua volta está criando, prefere não assumir a condição de salvador da pátria.
- A responsabilidade de vestir a camisa do Vasco é imensa para todos que jogarem - destacou.
SÃO JANUÁRIO
Em 2003: No primeiro ano em que a fórmula de pontos corridos foi implementada, o Vasco sofreu quatro derrotas consecutivas contra Corinthians, Santos, Atlético-PR e Criciúma. Na rodada seguinte, em São Januário, o time se livrou da pressão e venceu o Atlético-MG por 3 a 0.
Em 2004: Mais uma vez uma série de quatro derrotas consecutivas. Desta vez, Paraná, Internacional, Paysandu e Cruzeiro foram os algozes. Mais uma vez em São Januário, o time se salvou. Vitória de 2 a 0 sobre Grêmio.
Em 2007: Neste ano, o time foi derrotado pelo Botafogo, no Maracanã, São Paulo, no Morumbi, e Cruzeiro, no Mineirão. A partida contra o Santos hoje, em São Januário, será mais uma chance de redenção do Vasco.