A presença de fraldários ou banheiros para a família poderá ser obrigatório nos estádios do Rio de Janeiro caso o projeto de lei 939/2019, da deputado estadual Dani Monteiro (Psol), seja aprovado pela Alerj. O PL está em tramitação na assembleia.
A lei pretende atender a uma demanda de torcedores e torcedoras que levam seus filhos pequenos aos jogos. Em caso de aprovação, a instalação deverá ser feita em até 120 dias.
Os administradores dos estádios ficarão responsavéis tanto pela colocação de fraldários quanto pela construção ou adaptação de banheiros para a família.
- O banheiro família seria o ideal, pois pais e mães poderiam levar seus filhos de qualquer idade. Mas sabemos que é mais difícil por questões financeiras e até de estrutura do local. Como há uma demanda mais urgente para crianças menores, há essa manobra para colocar apenas o fraldário nos banheiros masculinos e femininos, para não ter distinção de gênero - explica a deputada.
Há diversos projetos de lei espalhados pelo país, em todos os âmbitos, que pretendem tornar obrigatório o fraldário, principalmente em banheiros masculinos, em espaços públicos e de grande circulação.