A goleada por 4 a 1 do Vasco sobre o São Paulo, no último sábado, foi protagonizada por três jovens da base, uma situação que ainda não havia acontecido no Brasileirão. Estrella e Leandrinho marcaram e JP deu a assistência para o gol de David em jogo que aumentou os minutos de atletas criados no clube.
Até aqui, houve pouco espaço para o uso de crias cruz-maltinos no Brasileiro, que foram testados principalmente no "time B" que entrou em campo no Campeonato Carioca. As mudanças de treinadores e o início complicado do nacional diminuíram as possíveis chances. Mas a noite de sábado, que teve comando interino de Rafael Paiva, técnico do sub-20, foi uma ótima notícia nesse sentido.
O trio ajudou a aumentar o uso de jogadores revelados pelo clube na temporada. Até aqui, entre “crias cruz-maltinos”, só Leandrinho (3 jogos, 193 minutos) e o atacante Rayan (13 jogos, 650 minutos) aparecem com mais de 180 minutos em campo entre os 40 atletas que mais atuaram pelo Vasco (em minutos) na temporada e que seguem no clube.
JP (4 jogos e 163 minutos), titular contra Cruzeiro e Juventude, ainda com Álvaro Pacheco, foi o primeiro a ganhar chances sólidas no nacional. Rodrigo (2 jogos e 162 minutos), Erick Marcus (5 jogos e 146 minutos), Matheus Julião (2 jogos e 135 minutos) e Estrella (3 jogos e 96 minutos) também fazem parte desse "top 40".
— O Vasco tem esse DNA da base. Eu sabia que a gente precisava oxigenar o grupo para dar, com os meninos, um pouquinho de energia. Não que não tivesse, mas a energia dos meninos da base, essa vontade que eles estavam de demonstrar o potencial — explicou Paiva, sobre as escolhas.
Veja a lista de jogadores da base do Vasco que atuaram em 2024:
Emprestados ou já deixaram o clube: