Após anunciar as chegadas do atacante Pedro Raul, do volante De Lucca e do zagueiro Léo, o Vasco encaminhou a contratação de mais um reforço para a temporada 2023. Joia do Vélez Sarsfield, da Argentina, o atacante Luca Orellano, de 22 anos, disse "sim" à oferta do Cruz-Maltino e vai reforçar o time carioca neste próximo ano. A informação foi publicada primeiro pelo jornalista César Luis Merlo e confirmada pela reportagem do ESPN.com.br.
O clube argentino e o Vasco já tinham um acordo pela transferência do jogador, mas faltava apenas o 'ok' do próprio atleta para que o negócio pudesse ser sacramentado. Orellano tinha a pretensão de poder atuar no futebol europeu, mas na última quinta-feira (22), em um encontro com o CEO do Vasco, Luiz Mello, na Argentina, a joia e o seu estafe foram convencidos, e com isso o negócio foi fechado.
Orellano já é esperado no Rio de Janeiro na próxima semana para realizar exames médicos e assinar contrato com o Vasco, que depois disso anunciará o reforço de maneira oficial.
Para contratá-lo, o Cruz-Maltino ofereceu 4 milhões de dólares (R$ 20,6 milhões nas cifras atuais) por 60% do passe do jogador. Futuramente, o clube pode adquirir mais 25% dos direitos econômicos mediante ao cumprimento de metas, totalizando 85% do seu passe. O contrato será válido até dezembro de 2026.
O atacante possuía contrato somente até dezembro de 2023 com o Vélez e, por conta disso, o Vasco conseguiu fechar a contratação por valor inferior à multa rescisória de Orellano, de 8 milhões de euros (R$ 44 milhões).
Revelado nas categorias de base do Vélez, Orellano foi promovido ao profissional em 2019. Entretanto, só começou a ter mais destaque dois anos depois, em 2021, quando se firmou no time.
Em 2022, Orellano disputou 50 jogos pelo Vélez, sendo 36 como titular, e registrou quatro gols e o mesmo número de assistências. Na Conmebol Libertadores, onde o clube argentino chegou à semifinal, foi titular em todas as partidas do time.
O Vasco, por sua vez, vive um processo de reformulação após a volta à elite do futebol brasileiro e a chegada da 777 Partners e por conta disso segue ativo no mercado em busca de reforços para a próxima temporada, agora sob o comando do técnico Maurício Barbieri.