EXCLUSIVO! Entrevistamos a torcida organizada Mancha Negra (@ManchaNegraOfc), para falarmos sobre a inclusão e a participação das mulheres nos jogos do Vasco. (Segue o fio) 🧶
📸: @naosounatalia
O que a Mancha Negra tem feito para a inclusão das mulheres nos estádios?
– Além dos distritos regionais, há um exclusivamente para as meninas, o Distrito Feminino, afim de incentivar e garantir que lugar de mulher é dentro do estádio também, inclusive numa torcida organizada.
Como funciona esse movimento?
– Como a união de todas as meninas da torcida. Temos a função de nos unir num só distrito, vestindo a mesma farda. Visto o machismo ainda presente por ser historicamente um ambiente masculino, nós, do feminino, nos unimos na bancada em prol do Vasco.
Atualmente quantas mulheres fazem parte do Distrito Feminino?
– Somos 50 ao todo, mas sempre estamos visando e buscando que mais mulheres queiram se juntar à nós
Como as vascaínas podem conhecer melhor o Distrito Feminino?
– Pode entrar em contato conosco pelo Twitter (@manchanegradf) ou pelo nosso Instagram, que uma de nossas adm's passará todas as informações necessárias, ou nos encontrar na sede em dia de jogo ou evento da torcida.
Qual recado vocês dão para as mulheres que ainda tem medo de frequentar um estádio?
– Não há o porque deste sentimento. Há momentos sim que a torcida se exalta com o time, mas nada à temer, além do mais, para qualquer situação estaremos sempre unidas na bancada, amando o Vasco.