Souza chega neste sábado a Portugal. O reforço do F.C. Porto despontou no Vasco da Gama como segundo volante, à imagem de Raul Meireles ou do seu ídolo Gilberto Silva. O antigo jogador do Arsenal serve de referência para apresentar o novo dragão.
O F.C. Porto comprou 75 por cento do passe do jogador, de 21 anos. O clube portista fica com direito de opção sobre a restante percentagem do passe. José Hamilton Mandarino, vice-presidente do Vasco, revelou estas informações ao Maisfutebol, evitando apenas confirmar o valor avançado pela imprensa brasileira: quatro milhões de euros.
«O Vasco da Gama tinha 50 por cento do passe e o jogador tinha os outros 50 por cento. No total, foram negociados 75 por cento. O F.C. Porto fica com direito de compra dos restantes 25. É um jogador muito promissor, de qualidade, tranquilo e disciplinado», garante Mandarino.
Passada larga e visão de jogo
O vice-presidente do Vasco da Gama elogia as qualidades do reforço portista, tal como Toninho Barroso, treinador que orientou Souza nas camadas jovens do clube brasileiro. A passada larga e a visão de jogo são características repetidas nos discursos elogiosos.
Contudo, esta dupla discorda num ponto fulcral: a velocidade.
«É um jogador de meio-campo, um segundo homem de marcação, que chega bem lá na frente. Porém, penso que é um pouco lento para o ritmo europeu, nesta altura. Gosta de parar o jogo e terá de corrigir esse aspecto. Precisa de tempo para mostrar o seu potencial», considera Toninho Barroso.
«Essa questão da velocidade de jogo está relacionada com o actual estado do futebol brasileiro. Esse sim, está a tornar-se muito lento. Aliás, penso que o Souza poderá ter mais sucesso na Europa, com um futebol mais dinâmico, que aqui. O ídolo dele é o Gilberto Silva e é o mesmo tipo de jogador, embora seja mais fino (ndr. tem 1,76m e 77 quilos), menos físico», remata José Hamilton Mandarino.
Na linha de Kardec e Alex Teixeira
Souza surgiu na mesma fornada que outras duas pérolas do Vasco da Gama: Alan Kardec e Alex Teixeira. Os três jogadores representaram a selecção sub-20 do Brasil no último mundial da categoria. Kardec seguiu para o Benfica e Teixeira foi negociado com o Shakhtar
Donetsk.
Nesta altura, o médio partilhava o sector com Phillipe Coutinho (18 anos), mais um talento precoce a despertar a cobiça dos gigantes europeus, e o ex-dragão Carlos Alberto. Coutinho já assinou pelo Inter de Milão e continua no Vasco por empréstimo.
Josef de Souza Dias tem 21 anos, nasceu no Rio de Janeiro e cresceu no Vasco da Gama. Chegou à equipa principal em 2008, foi prejudicado por uma lesão mas recuperou o fulgor em 2009. Quem o conhece, fala de um jogador extremamente profissional e dedicado a Deus.
«Ele é extremamente disciplinado e responsável. Faz parte dos Atletas de Cristo. Não é menino da noite. Nesse aspecto, o F.C. Porto pode estar descansado», garante Toninho Barroso.
Vídeos sobre Souza