O ano de 2008 não foi nada bom para o Vasco, que acabou rebaixado à Série B pela primeira vez em sua história. Um dos que mais sofreu na campanha do rebaixamento foi Alan Kardec. O jovem atacante, que veio das categorias de base do clube, era visto como um goleador em potencial, mas não conseguiu se firmar no time titular. De acordo com o segundo vice administrativo do clube, José Mandarino, o jogador foi mal aproveitado e merece nova chance.
- O Alan Kardec tem uma característica como jogador, em que o time tem de jogar para que ele possa jogar. Uma equipe que não alçava uma bola na grande área, como queria que um atacante com as características dele tivesse um bom desempenho? Ele era obrigado a voltar à intermediária para retomar o jogo, armar o jogo. Ora, isso não existe. Você ali contraria absolutamente as características do jogador. Ele, de alguma forma, foi sacrificado. Creio que ele vai ter uma nova oportunidade, uma chance de restabelecer a sua auto-estima, crescer com o jogo dele e ser útil para nós disse, em entrevista a Rádio Bandeirantes.
O dirigente também comentou a possibilidade de renovar o contrato de Pedrinho e Odvan, mas afirma ainda não ter uma definição.
- Estamos avaliando isso. Não temos uma definição. Evidentemente que a atitude desses jogadores, mais do que nos sensibiliza, nos comove, porque são pessoas extremamente identificadas com o clube, com a instituição.