Dados apontam que Maracanã teve mais casos de violência do que São Januário. De acordo com nota da Secretaria de Estado da Polícia Militar (SEPM), a decisão de vetar o clássico entre Vasco e Flamengo em São Januário “se deu com base nas análises estratégicas da unidade que apontam riscos à segurança no perímetro e no interior da praça esportiva em jogos desta natureza”.
De acordo com o Mapa das violências no futebol do Rio de Janeiro, publicado pelo Observatório Social do Futebol, com dados de 2023, o Maracanã teve um maior número de registros de casos de violência do que São Januário (9 contra 7 episódios). Além disso, diferente do que acontece em São Januário, onde os casos registrados de violência são de brigas entre os próprios torcedores do Vasco ou entre torcedores e forças de segurança, os arredores do Maracanã foram palcos de brigas entre torcidas adversárias e, em duas delas, com óbitos.
Dos 38 registros de violência no futebol do Rio de Janeiro em 2023, 30 casos aconteceram a mais de cinco quilômetros dos estádios. No entanto, os arredores do Maracanã costumam ser palco de brigas em dias de clássicos antes ou depois dos jogos.
Em 2025, por exemplo, torcedores de Flamengo e Fluminense já se envolveram em uma briga próximo ao Maracanã. Antes e depois do clássico, torcedores dos dois clubes protagonizaram cenas de violência na Rua São Francisco Xavier e na Praça Varnhagen.