Com o fim da Série B, o volante Michel foi devolvido ao Grêmio. Depois de defender o Vasco por empréstimo neste ano, o jogador de 31 anos teve seu contrato com o Tricolor reativado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF nesta quarta-feira (1º). Ele tem contrato com o clube até dezembro de 2022.
De acordo com o estafe do atleta, ele se reapresentará no CT Luiz Carvalho no início da pré-temporada, em janeiro, quando haverá uma definição sobre seu aproveitamento em Porto Alegre.
Emprestado ao Vasco em maio deste ano, o meio-campista disputou apenas sete jogos em São Januário, o último deles no dia 3 de julho. Depois disso, voltou a sentir as dores no joelho esquerdo que atrapalharam sua sequência na Arena e teve de passar por um novo procedimento médico.
No total, foram quatro intervenções cirúrgicas no local. A primeira delas se deu ainda em 2017, após ser contratado junto ao Atlético-GO, quando voltou a atuar em um mês e foi titular na decisão da Libertadores. Em 2019, voltou a ser operado durante a parada para a Copa América. Por fim, no ano passado, machucou-se novamente quando defendia o Fortaleza, por empréstimo.