O Vasco foi derrotado pelo Sport por 5 a 4, nos pênaltis, após vencer por 2 a 0 no tempo normal, no início da madrugada desta quinta-feira, em São Januário, pela partida de volta das semifinais da Copa do Brasil, e está eliminado da competição. No jogo de ida, o Gigante da Colina tinha perdido por 2 a 0, em Recife.
O atacante Edmundo marcou o segundo gol aos 45 minutos do segundo tempo, mas desperdiçou a primeira e única das dez cobranças, chutando por cima do gol do goleiro Magrão.
O vice-presidente de futebol José Luís Moreira isenta o Animal de culpa e destaca a festa da torcida, que lotou a Colina Histórica e promoveu uma festa com cantos, fogos e luzes.
"Realmente foi uma noite brilhante, onde a torcida deu um show de espetáculo e alegria. Há muito não se via aqui no Rio de Janeiro uma coisa dessas. Foi feita uma festa para coroar uma classificação. Infelizmente, não aconteceu. Isso é o futebol e pronto. Agora, a equipe foi de uma luta interminável. Todos os jogadores foram de uma luta total, se empenharam totalmente com o objetivo da classificação. Infelizmente, no primeiro tempo, que a gente contaria fazer um golzinho, não aconteceu. Mas eles se superaram no segundo tempo e chegaram onde pretendiam chegar. Mas infelizmente... Não podemos crucificar ninguém, porque não pode. O Edmundo lutou como um guerreiro dentro do campo, apesar de ter perdido esse pênalti. Isso é... Mas não pode ser desmerecido o trabalho que ele fez durante o tempo todo em que esteve em campo", disse ao repórter Antônio Jorge, no programa "Momento Esportivo", da Rádio Brasil.
"A premiação já estava estipulada. Os jogadores já sabiam o que eles iriam ter se classificando e ganhando. Tudo isso eles sabiam o que ia ter. Eles foram de uma, sei lá, não tenho nem como dizer a força e vontade que tiveram para reverter o quadro de Recife. E conseguiram com muito brilho".
O Vasco volta a campo contra o Grêmio, no próximo sábado (31/05), às 18h20min, em São Januário, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
"Peço à torcida que continue incentivando e acreditando na equipe, que tem muito brilho e vai longe. Com certeza, algumas coisas o treinador vai fazer, porque ele sabe o que quer, e vamos ter um Campeonato Brasileiro. Já que a gente não alcançou a Libertadores na Copa do Brasil, vamos lutar para conseguir não só a classificação para a Libertadores, mas, se possível, um título, que a gente tanto precisa".
Moreira elogia o volante Pablo, que iniciou a jogada do segundo gol com um chute de fora da área, que o goleiro deu rebote. O jogador passou mal no final do confronto e saiu carregado de campo depois dos pênaltis.
"O Pablo foi realmente uma grande revelação nossa nessas partidas recentes. É um jogador de altíssima qualidade, que se adapta a diversas posições e tem o mesmo desempenho. É um menino que vai ter um futuro com certeza brilhante. Como outros, que estão sendo observados, vistos nas divisões de base, em um belo trabalho que está sendo feito também em baixo. É para que a gente tenha um futuro bem melhor, porque a dificuldade de contratações é cada vez mais. A gente necessita que a base seja preparada para honrar, como honraram diversos jogadores que estavam ontem na equipe".