De volta ao Brasil após quatro anos no futebol árabe, Paulo Autuori terá um importante reforço em sua estreia no comando do Vasco, nesta quarta-feira, às 16h, contra o Olaria, em Moça Bonita, pela Taça Rio: o zagueiro Dedé, livre das dores abdominais que o tiraram dos amistosos da Seleção contra Itália e Rússia. O treinador, porém, deu um banho de água fria na torcida ao confirmar que o Mito deixará São Januário no segundo semestre.
Quando eu ainda estava acertando minha vinda para o Vasco, já sabia que ele iria sair no meio do ano. Acho isso importante, não ficar inventando história. A vida é muito simples, disse Autuori há duas semanas, o diretor-geral do clube, Cristiano Koehler, classificou a perda do zagueiro como inevitável.
Dedé tem contrato com o Vasco até 2015, mas foi procurado por Corinthians e Cruzeiro no início do ano, assim como por alguns clubes europeus (Liverpool e Manchester United). Apesar de confirmar a saída do zagueiro, Autuori garantiu que vai utilizá-lo ao máximo antes de uma possível mudança de clube.
Para mim, é um prazer trabalhar com ele. É o tipo de zagueiro que se a equipe tiver que subir, ele diz: vai que eu garanto. Não tem receio de ficar no mano a mano. Eu vou sugar o máximo da presença dele. Depois é um trabalho que teremos que fazer em função da saída certa do Dedé, frisou.
Diante do Olaria, além de confirmar Dedé, Autuori garantiu o atacante Tenorio, que vai iniciar a partida no banco de reservas. Outra novidade será o retorno do volante Fellipe Bastos. Ciente de que o Vasco precisa se reabilitar das duas derrotas sofridas na Taça Rio para buscar a classificação às semifinais, o treinador aposta em uma nova metodologia.
A ideia é a de trazer a responsabilidade para mim. Quero os jogadores tranquilos. Nosso objetivo é dar a resposta como Vasco. Vamos viver desafios e acredito nos meus atletas como competidores. Nos últimos dias mudamos a metodologia de treino. Dei uma intensidade forte e conheço os riscos. Acredito nessa integração. A parte tática carrega as outras situações, explicou.
Questionado sobre o estilo de jogo que pretende utilizar no Vasco, Paulo Autuori foi direto e disse ter uma clara preferência pelo esquema tático que conta com um homem de referência na área.
Apesar de poucas opções para a posição, o novo treinador garantiu que pretende adaptar alguns jogadores para a função quando houver necessidade.
Jogamos dessa forma na Taça Guanabara. Bernardo, Eder Luis, Carlos Alberto
É importante ter esse homem de qualidade na frente, afirmou Autuori.
OLARIA X VASCO
Local: Moça Bonita, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 27/3/2013 16h (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos (RJ) e Jackson Lourenço Massarra dos Santos (RJ)
OLARIA: Moreno, Lucas, Erick, Cleberson, Assis, Rafael, Erick Daltro, Marco Aurélio, Zé do Gol, Waldir, Victor Técnico: Luiz Antônio Ferreira.
VASCO: Alessandro; Nei, Dedé, Renato Silva e Thiago Feltri; Sandro Silva, Wendel, Fellipe Bastos e Carlos Alberto; Eder Luis e Bernardo Técnico: Paulo Autuori.