Nenê e Vasco da Gama se acostumaram a dividir o mesmo lado nos últimos anos. No entanto, não é isso que vai acontecer nesta quarta-feira, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Considerado um dos ídolos da história recente do Cruz-Maltino, o meia defenderá o Juventude no primeiro encontro com o "time de coração" desde a saída em abril de 2023.
- É especial, realmente quando eu vim para cá não pensava que a gente ia poder ter esse confronto até porque eu não ia mais jogar esse ano. O futebol sempre surpreende a gente. Como disse não esperava e na verdade não esperava também que seria um confronto direto. Pela reformulação que teve, eu achei que o Vasco ia brigar um pouco mais lá em cima no começo do campeonato, mas o Brasileiro é muito difícil e ainda está no começo - afirmou Nenê.
Camisa 10 do Alviverde desde a Série B do ano passado, o jogador de 42 anos é um dos grandes personagens vascaínos da última década e tem números expressivos no clube. Oficialmente, Nenê atuou 199 vezes com a camisa do Vasco. Na contagem do clube, que inclui amistosos, o camisa possui 204 jogos. Deste total, 188 partidas foram como titular.
Entre idas e vindas, se colocou em um posto de protagonista no clube carioca. Com 63 gols marcados, é o segundo maior artilheiro do clube no século 21, atrás apenas de Romário, que tem 131 gols.
Com todo esse retrospecto, Nenê não esconde que o Vasco da Gama é o seu "time do coração". No entanto, ressalta, que mesmo com um tempo de casa bem menor, o Juventude não fica atrás.
- Com certeza, no Brasil, depois que eu voltei da Europa em 2015, o Vasco é um dos clubes que eu mais me identifiquei. Foi o time que eu fiquei mais tempo, tive momentos muito difíceis e momentos muito bons e pude ficar e ajudar o time as duas vezes que eu me propus a isso de voltar e deixar o time na Série A. Realmente fico muito feliz de ter conquistado essa missão.
- O Juventude realmente virou meu segundo clube do coração, inclusive me sinto muito em casa. Não esperava isso. É uma cidade e um clube que me tratou com muito carinho e respeito desde sempre. Então, por isso que a cada dia eu dou a vida dentro de campo para dar alegria aos torcedores - completou.
Pelo time de Caxias do Sul, Nenê disputou 42 partidas com sete gols anotados e oito assistências. Na atual temporada, ficou fora de praticamente todo o Campeonato Gaúcho pela lesão no quinto metatarso do pé direito. Porém, com o início do Brasileiro, retomou o posto de titular e capitão.
Além da carga emocional para Nenê, o jogo também pode ser considerado de "seis pontos". Os dois clubes estão separados na tabela de classificação por apenas três pontos. O Ju é o 11º, com 10 pontos, enquanto o Vasco é o 15º, com sete.
- Não é nenhum divisor de águas, mas com certeza para a gente, em casa, é um jogo de seis pontos nesse momento. Mas são coisas do futebol, faz parte, a gente tem que estar preparado para tudo - concluiu o "garotinho".
Juventude e Vasco se enfrentam nesta quarta-feira, às 20h, no Estádio Alfredo Jaconi. A partida é válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.