Grande nome do Vasco no Brasileirão de 2012, Juninho Pernambucano foi novamente o destaque do time na vitória sobre o Figueirense, que manteve a equipe por mais uma rodada no G4 do Brasileirão. O experiente meia, de 37 anos, fez um dos gols da vitória por 3 x 1 com a nota 8 consolidou-se ainda mais na liderança da Bola de Ouro 2012. Após receber sua nota mais alta no Brasileirão, Juninho viu sua média subir para 6,55 depois de 22 jogos disputados.
Líder entre os meias, Juninho tem agora na sua cola o volante Paulinho, o novo vice-líder na Bola de Ouro. O jogador do Corinthians foi também muito bem nessa 27ª rodada (levou nota 8), e está agora com a média 6,41, sendo disparado o melhor volante da competição. O botafoguense Seedorf, que está na segunda colocação geral, caiu para o terceiro lugar após a atuação apagada de ontem, na derrota do seu time para o Bahia (2 x 0).
Ao final 27ª rodada, a Bola de Prata apresentou quatro novos líderes. Entre os goleiros, Diego Cavaleiri desbancou Jefferson e agora é o primeiro colocado. Decisivo na vitória do Fluminense sobre Flamengo, pegando até pênalti de Bottinelli, Cavalieri assumiu uma posição que parecia sob controle do goleiro do Botafogo. A diferença entre os dois é pequena, mas a boa fase do tricolor ajuda.
Na lateral-direita, Cicinho, da Ponte, foi bem, apesar da derrota para o Palmeiras no sábado. Assim, tomou a posição de Marcos Rocha, depois de quatro semanas de perseguição.
Já entre os zagueiros e os volantes a situação segue a mesma da semana anterior. Na zaga, Leonardo Silva e Réver continuam líderes, mas, assim como o Galo, caíram de produção. Dessa forma, Gum e Gilberto Silva surgem com chances de tomar as posições dos atleticanos. Entre os volantes, a dupla corintiana segue soberana. Paulinho, com média 6,41, credenciou-se inclusive à disputa da Bola de Ouro. Já Ralf, aparece 6,29, está também entre os principais jogares do Brasileirão de 2012.
Já na outra lateral, Anderson Pico, do Grêmio, alcançou o mínimo de 11 partidas exigidos para figurar entre os melhores da Bola de Prata e com sua boa média para a posição (5,86), saltou na frente do antigo líder, Fábio Santos, que caiu para terceiro. Júnior César, do Galo, é o vice-líder.
Entre os atacantes, Fred voltou para a liderança após marcar o gol da vitória no Fla-Flu. O segundo colocado é Bruno Mineiro, da Portuguesa. Osvaldo, autor do gol de empate do São Paulo contra o Coxa, e Barcos, herói da vitória palmeirense sobre a Ponte, vêm a seguir.
Confira quem são os líderes em cada posição da Bola de Prata ao final da 27ª rodada do Brasileirão de 2012: