Em substituição a Bernardo Pontes, dispensado pelo departamento de marketing do Vasco no início de 2016, o clube acertou o retorno de mais um profissional que trabalhou com Eurico Miranda na sua primeira passagem pela presidência. O nome é de Marcus Duarte e já provocou alvoroço nas redes sociais. Torcedores do Vasco postaram fotos do novo gerente de marketing com camisa do Flamengo, em jogos com amigos e também em desfile de escola de samba.
Entre ironias, críticas e alguns apoios - de torcedores do Vasco que comentavam que não se importavam com a torcida do profissional, mas com o trabalho que ele vai executar - Marcus Duarte volta ao clube de São Januário após sete anos distante. Ele tem a missão de implantar o novo programa de sócio torcedor e tentar encontrar novas saídas para patrocinadores - a Caixa Econômica Federal está para fechar terceiro contrato com o clube por R$ 15 milhões, mas a Vitton 44 procura rescisão contratual amigável, em acordo com a diretoria vascaína.
A informação foi publicada nessa tarde de segunda-feira pelo blog Papo de Gigante, do GloboEsporte.com. As fotos de Duarte com a camisa do Flamengo começaram a aparecer durante toda a tarde. Torcedores lembravam as brigas de Eurico com o advogado Marcello Macedo - em nota oficial, o presidente vascaíno o citava como "rubro-negro confesso" - e lamentavam o retorno do profissional ao clube. O Vasco ainda não anunciou oficialmente a contratação, mas o gerente inclusive já antecipou a volta a São Januário em seu Facebook.
Marcus é profissional de marketing há 14 anos. Além do Vasco, ele foi diretor de marketing do Flamengo e também trabalhou no Vitória, da Bahia. Ele estava há mais de dois anos trabalhando na Concessionária Maracanã. Também trabalhou com marketing esportivo na Geo Eventos, na Ha Sports e no Comitê Paralímpico Brasileiro.