A ida de Lucas Santos para o CSKA Moscou pode render cerca de R$ 22 milhões (na cotação atual) ao Vasco. A opção de compra prevista no contrato do empréstimo é de 4,8 milhões de euros por 62% dos direitos econômicos do jogador.
Ao todo, o Vasco tinha 65% dos direitos do atleta - o restante é dividido entre empresários e investidores, que mantiveram seu percentual. Com isso, caso o CSKA compre Lucas, o clube carioca terá ainda 3%. Somando isso aos 5% a que o Cruz-Maltino recebe de mecanismo de solidariedade, uma futura venda do atleta renderá 8% aos cofres de São Januário.
Para emprestar Lucas até o fim do ano, o Vasco recebeu, de imediato, 200 mil euros (cerca de R$ 1 milhão). O jogador foi anunciado nesta segunda-feira e vestirá a camisa 11 do CSKA.
A diretoria e a comissão técnica do CSKA apostam muito em Lucas Santos. Ele é comparado a Bernard, hoje no Everton, e fará um trabalho físico especial. Caso fique em definitivo na Rússia, o jogador assinará contrato de cinco anos - e o Vasco receberá o valor da opção de compra em janeiro.