Torcida

Opinião: "A grama do vizinho"

Em mais um jogo mais ou menos o Vasco venceu a primeira partida da Taça Rio, 2 a 1 sobre o Voltaço. Tita, treinador do Volta Redonda, armou o time numa retranca à la Joel e se recusou a jogar no primeiro tempo. No segundo, perdendo por 1 a 0, colocou o time pra frente e quase complicou a vida do Gigante.

Mais um motivo pra torcida ficar revoltada? Claro. Mas até onde é válida a grita de alguns torcedores? Será que é válido o grito de quem há quatro jogos achava o time imbatível e agora o considera o pior do mundo por conta de dois empates, uma derrota e uma vitória (a de ontem)? Ou daqueles que vivem dizendo que a imprensa e as pesquisas perseguem o time, mas não vão ao estádio nunca? Ou aqueles que enchem a boca pra dizer que não são sócios porque não ganha muitas vantagens em troca?

O time está mesmo uma bagunça, mas muitas das reclamações vem do eco de uns e outros. É como a \"ola\" no Maraca: o cara do seu lado levanta e você levanta junto. Muita gente xinga o time de tudo quanto é nome sem ter o menor embasamento. São aqueles torcedores que elogiam o time quando ganha de 1 a 0 jogando mal, mas acham que temos o pior elenco do mundo quando empatamos jogando muito melhor.

Não é que a torcida não deva reclamar, ainda mais agora, que tem motivos para isso. Mas ficar reclamando sem ter argumentos é ridículo. O Vasco não faz uma apresentação convincente há um bom tempo. Mas outros times que são superelogiados também não têm feito e muitos os acham o máximo. Parece a \"síndrome de grama do vizinho\": ela é sempre mais verde do outro lado do nosso muro.

E enquanto isso, vários vascaínos alegam que a torcida tem feito a parte dela, apoiando o time. Será mesmo? Quando eu olho o resultado do Timemania, por exemplo (em que o Vasco está na 7ª colocação, atrás até do Santos!) eu chego a duvidar disso. Quando todo mundo se conscientizar que reclamar o tempo todo NÃO É a única forma que existe de ajudar o clube, pode ser que a torcida tenha mais moral para fazer todas as cobranças que desejar.

Depois desse desabafo, vamos às atuações.

Fernando Prass - duas boas defesas - ambas no segundo tempo, em um chute de longa distância e numa cabeçada à queima roupa - e sem culpa no gol.

Fagner - um pouco melhor no apoio na comparação com o jogo contra o Sousa, mas na defesa deixou alguns espaços. De qualquer forma, não tem como ser reserva do Elder Granja. Precisa melhorar nos cruzamentos.

Fernando - no primeiro tempo, quase não teve trabalho e até arriscou umas subidas (sempre redundando em passes errados). No segundo tempo, com o Voltaço mais agressivo, se enrolou em alguns lances. Mesmo que não tenha comprometido, não dá pra entender sua titularidade absoluta.

Tiago Martinelli - joga com muito mais tranquilidade que o Titi, tem melhor saída de bola e ainda sobe com alguma qualidade quando tem oportunidades. Não faz sentido tirá-lo na próxima partida, quando o Titi não estiver mais suspenso.

Márcio Careca - podia ser mais efetivo no apoio, mas fez algumas boas jogadas quando subiu ao ataque. Outro que precisa caprichar mais nos cruzamentos e passes na linha de fundo.

Paulinho - deveria jogar quase como um terceiro zagueiro, mas a falta de produtividade ofensiva do adversário permitiu que ele subisse algumas vezes. Numa delas, deu um chute terrível do meio da rua. No segundo tempo, teve problemas com os contra-ataques do Volta Redonda e em duas vezes quase entregou o ouro.

Souza - alternou bons momentos com lances em que parecia completamente alheio à partida. Quando está ligado no jogo, marca bem e é uma boa opção para criação; quando está desatento, erra muitos passes e parece displicente na marcação. Quase marca um golaço depois de tirambaço para o gol, que por pouco não vai no ângulo.

Fumagalli - velocidade não é o forte do Fuma. Chegou muito pouco ao ataque e pelo meio só passava a bola de lado ou para trás. De bom, apenas o toque que culminou no primeiro gol (um dos poucos em que tentou um passe em profundidade) e um arremate no segundo tempo, que exigiu boa defesa do goleiro adversário. Saiu para a entrada do Léo Gago, que pouco apareceu, mas pelo menos iniciou a jogada do segundo gol, tentando um chute de fora da área. Furou uma bola incrível na entrada da área, o que iniciou o contra-ataque que acabou no gol do Volta Redonda.

Coutinho - protagonizou os lances mais bonitos da partida: um belo gol, um chute por cima com muito perigo e um quase gol olímpico no primeiro tempo e no segundo, um chute de puxeta que por pouco não entra. Mas tirando isso, ficou sumido do jogo boa parte do tempo. E insiste em afunilar demais as jogadas e tentar lances de efeito. Saiu com cãimbras para a entrada do Robinho, que corre muito, mas produz pouco.

Elton - procura sempre participar do jogo, mas falta-lhe habilidade para articular jogadas fora da área. Mostrou oportunismo e deixou o dele, garantindo a vitória e mostrando que pode ser muito útil ao time.

Dodô - mesmo não tendo uma atuação que redima seu filme queimado com a torcida, foi o seu melhor jogo em muito tempo. Se movimentou bem e tendo alguém mais próximo no ataque, conseguiu criar boas jogadas. Mas pecou justamente onde todos esperam que ele sempre se saia bem, que é na finalização: os chutes ou saiam sem direção ou fracos demais. Ainda está devendo muito ao time. Saiu para a entrada do Jumar, que veio para fechar o time no finalzinho do jogo. Mas teve tempo bastante para levar um amarelo.

Fonte: Blog os 4 grandes
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150