Ele tem 17 anos e vem sendo nesse início de temporada um dos maiores destaques da equipe vascaína. Basta conhecer um pouquinho de futebol para saber que o garoto Phillipe Coutinho tem um futuro brilhante a sua frente, isso claro se souber guiar sua carreira da melhor maneira possível.Negociado com a Inter de Milão no ano de 2008 pelo então presidente Eurico Miranda, Coutinho só permanecerá na Colina até junho desse ano, quando completará 18 anos e terá obrigatoriamente que seguir para Milão, onde se apresentará aos torcedores da Inter de Milão.
Mesmo com pouco tempo de profissional, Phillipinho deixará saudades em grande parte da torcida vascaína e brasileira. Torcida essa que durante anos sofre com a falta de títulos e de ídolos. Talvez seja justamente por esse motivo que nas últimas semanas ela, a torcida, tenha resolvido jogar toda a culpa de uma década sem conquistas nas costas de um garoto.
É fato que o Vasco que vemos hoje não é nem de perto o Vasco que iniciou a temporada e muito menos aquele que encantou toda a torcida na Série B com seu espírito de luta aliado a um bom futebol, mas não é por conta disso que devemos abandonar o time e dá as costas no momento mais difícil da temporada.
Titular absoluto nesse início de temporada, o camisa 30 vascaíno vem sofrendo a meu ver com críticas injustas. De todos os jogadores diferenciados do elenco vascaíno, Coutinho é sem dúvida o mais regular. Claro que por muitas vezes ele peca pela inexperiência e deixa de dar um passe, por exemplo, para tentar uma jogada individual, mas é aquela estória só erra que tenta, quem não se esconde durante os 90 minutos.
Muitos torcedores pensam que é fácil executar um bom futebol quando se tem que jogar improvisado de ala esquerda, por exemplo. Coutinho não é craque ainda, mas é um jogador que pode decidir partidas com sua técnica e sua inteligência dentro de campo, falo noção tática que ele tem mesmo sendo muito jovem. Justamente por essas qualidades que acima citei e por ainda ser muito franzino, Coutinho não pode nunca jogar da forma que o técnico Vágner Mancini pediu no primeiro tempo da última partida, ou seja, de ala esquerda.
Como disse, Coutinho apesar de jovem pode fazer a diferença em uma partida, mas para isso é necessário que ele seja escalado corretamente e que seus companheiros ajudem. Se ele recebe a bola no lado direito, por exemplo, e ninguém aparece para receber é evidente que ele vai tentar uma jogada individual. Por muitas vezes ele vai errar, mas sem dúvida alguma uma ele vai acertar e com isso decidirá o jogo. É melhor errar tentando uma jogada ofensiva do que acertar tentando apenas aqueles passes de lado, que nem minha avó ou meu avô erram.
Dentro disso, gostaria de dizer a torcida vascaína que apóie toda a equipe nesse momento difícil da nossa equipe. Claro que ninguém tem sangue frio, mas se existe torcida é para apoiar muito mais nos momentos de dificuldade do que nos momentos de alegria. Sobre o Phillipe Coutinho, gostaria de pedir que a torcida diminua o teor das críticas, pois ele é a meu ver ao lado do Prass, do Souza e do Titi o jogador mais regular do Vascão nesse início de temporada.
Agradecemos ao nosso colaborador Carlos Gregório, do site O Sentimento não Para pelo envio da matéria.
Você já enviou sua notícia para o SUPERVASCO.COM? Se não enviou ainda, faça-o através da seção VC no SV e torne-se um colaborador do site.