Futebol

Opinião: "Investir é preciso, perder não é mais possível"

Para reflexo na tabela da Taça Guanabara, a vitória sobre o Americano (3 a 0), no deserto de São Januário (1.171 pagantes), não tem a menor importância. A campanha é terrível. Não há mais chances de classificação. Resta olhar para a Taça Rio e para a Copa do Brasil. Por causa dessas duas metas, o resultado de ontem deve ser visto com frieza e equilíbrio por todos os vascaínos. De Ricardo Gomes, que estreou com uma vitória providencial, aos dirigentes, passando aos torcedores e chegando, finalmente, aos torcedores. Explico: ganhar do Americano, uma das equipes mais esquálidas desse Estadual, é mera obrigação e e não pode apagar a necessidade que o grupo tem de receber reforços. Por outro lado, a boa atuação (e o time realmente foi convincente) prova que há uma reserva de qualidade no elenco e que, se o trabalho for bem feito, sem atropelos e, principalmente, divisões internas, o Vasco tem boas chances de voltar aos trilhos que um clube grande merece.

Voltar aos trilhos não é garantia de títulos. Mas é certeza de fazer papel de clube grande em qualquer competição. Como foi a atuação diante do Americano. Ricardo Gomes chegou, PC Gusmão saiu e, como num piscar de olhos, tudo voltou ao normal. Não é mérito de Ricardo, nem demérito de Gusmão. Digamos, pegando carona num clichê bem rasteiro do futebol, que o grupo está motivado mais uma vez e querendo mostrar serviço. Então tá bom. A lenda do lugar-comum dourado sempre se consagra. Vida que segue.

O que ficou de bom após a primeira vitória? Fagner e Ramon cresceram ofensivamente, mas seguem mal na parte defensiva. Éder Luis começa a entrar em forma. No jogo aéreo, Marcel tem alguma utilidade. Eduardo Costa pode ser um bom primeiro volante. Bem entrosados, Dedé e Anderson Martins podem formar uma boa zaga. E Jefferson, melhor jogador em campo, está pronto para ser titular e até mais efetivo do que o recém-liberado Carlos Alberto. E Felipe, de volta, ainda precisa ganhar ritmo de jogo. Sinais de melhora, ânimo do torcedor, o otimismo se renova. Só não dá para achar que reforços são dispensáveis. Investir é preciso, perder não é mais possível.

Fonte: Blog de Lédio Carmona
  • Quarta-feira, 16/10/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 0
    São Paulo São Paulo 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbi
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 21 (39,62%)
Empates 16 (30,19%)
Derrotas 16 (30,19%)
Total 53
Gols
Marcados 70 (51,47%)
Sofrido 66 (48,53%)
Total 136
Saldo 4
Cartões
Amarelos 135 (91,84%)
Vermelhos 12 (8,16%)
Total 147