Caros vascaínos e vascaínas, saudações.
Há exatos 35 anos nascia no Rio de Janeiro-RJ, um dos maiores ídolos recentes do Vasco da Gama. Batizado com o nome de Pedro Paulo de Oliveira, o meia Pedrinho chegou no Gigante da Colina ainda na primeira infância, aos 6(seis) anos de idade.
Juntamente com o maestro Felipe, jogaram durante boa parte da carreira no futsal e devido a qualidade de ambos subiram juntos para o time de futebol de campo em 1995.
O jogador integrou um dos melhores momentos do Vasco no final do século passado, quando conquistou o Tricampeonato Brasileiro 1997, a Copa Libertadores 1998, a Taça Rio - São Paulo 1999, o Tetracampeonato Brasileiro 2000, e a Copa Mercosul 2000.
Em 1998 o jogador teve um rompimento dos ligamentos do joelho direito dias antes de se apresentar à Seleção Brasileira. O atleta começou, com essa lesão, a ter vários episódios parecidos que o levaram a vários tratamentos e a um longo tempo de recuperação.
Mesmo com sérios problemas, Pedrinho, após se desligar do Vasco em 2001, esteve no Palmeiras, Grêmio, Santos e Fluminense.
Retornou ao Vasco da Gama em 2008, e protagonizou uma cena de pura paixão pelo time da Cruz de Malta ao final da partida que levou o Vasco ao Campeonato Brasileiro da série B. O atleta visivelmente abatido com a derrota para o Vitória (BA), chorou à beira do gramado.
Mas Pedrinho está na memória da torcida vascaína principalmente em um episódio que ele produziu na Final da Taça Guanabara 2000.
O Vasco da Gama já vencia o rival Rubro-negro por 4 a 1 e Pedrinho resolveu provocar os adversários. Primeiro ele levou o dedo indicador aos lábios, mandando a torcida rival se calar, e minutos depois, ao receber a bola pela direita do ataque vascaíno, fez embaixadinhas provocando a ira do zagueiro Juan que tentou acertar o jogador cruzmaltino com um carrinho, depois disso foram vários minutos de confusão dentro de campo e a torcida vascaína cantando nas arquibancadas com mais uma conquista diante dos rivais da Gávea.
Confira os melhores momentos dessa partida histórica
Saiba mais sobre Pedrinho e todos os ídolos vascaínos no Livro Oficial Paixão da Gama, o mais completo da história do Vasco da Gama. Títulos inesquescíveis, viradas espetaculares, jogos, campanhas, presidentes, treinadores, sedes, torcida e muito mais. Para mais detalhes sobre o livro acesse www.paixaodagama.blogspot.com ou entre em contato com o autor pelo e-mail jorge_luiz@crvasco.com.br
EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!