Quando chegou ao Vasco no início de 2009, Rodrigo Pimpão ficou conhecido por suas declarações polêmicas. Após um ano, uma lesão muscular e uma luxação no cotovelo e muitos jogos fora da relação de convocados, o camisa 11 chegou a Vila Velha em 2010 com o ânimo renovado. Sem falar nos 3 kg de massa adquiridos em dezembro passado. Tudo isso tem sido fundamental para o bom desempenho do atleta nas atividades comandadas por Vagner Mancini.
Tanto nos coletivos como no amistoso realizado na última quarta-feira, contra a seleção capixaba, Pimpão mostrou uma grande evolução em relação ao ano passado. Derrubar ou parar o garoto, de apenas 21 anos, virou uma tarefa nada fácil para os zagueiros. E ele admite que evoluiu em relação ao passado.
Sem Rafael Coelho, que busca um melhor condicionamento físico, e Robinho, com uma entorse no tornozelo esquerdo, Pimpão seria o titular. Porém, uma suspensão imposta pelo TJD no ano passado pode não deixar o atleta entrar em campo. A expectativa da diretoria é que a consulta feita à federação seja confirmada e que o jogador tenha cumprido a suspensão no Torneio Octávio Pinto Guimarães. Ele só será escalado se um documento da Ferj der garantias ao Vasco.
Alheio ao problema, Pimpão conversou com o GLOBOESPORTE.COM e falou de sua evolução de uma temporada para outra. Para ele, o Vasco tem tudo para conquistar os resultados positivos em 2010.
GLOBOESPORTE.COM: Dá para perceber que o Rodrigo Pimpão está bem mais forte do que em 2009. Isso é verdade?
RODRIGO PIMPÃO: - Desde que eu cheguei ao Vasco tenho feito esse trabalho de reforço muscular. Pela minha genética ser essa, de uma pessoa muito magra, eu preciso trabalhar um pouco mais. Quando a temporada acabou, eu estava com 63kg. Quando retornei para o início de 2010, eu pesava 65,5kg. Agora, com todos esses exercícios, academia, eu ganhei mais 1,7kg de massa. E o meu percentual de gordura diminuiu muito. Acho que isso tem me ajudado.
Como vê a concorrência no ataque?
- Realmente é muito grande. Tem o Dodô, o Rafael Coelho e o Robinho. O segredo é trabalhar para estar pronto no momento em que a oportunidade aparecer. Espero comer pelas beiradas para conseguir o meu lugar na equipe.
No ano passado, você se apresentou dando algumas declarações polêmicas. O que mudou no Rodrigo Pimpão de 2009 para o de 2010?
- O Pimpão do ano passado chegou com vontade. No começo, eu fui mal interpretado em algumas entrevistas, mas isso já é parte do passado. A temporada passou e você cria vínculos com os companheiros. Você passa a enxergar que precisa de todos. A amizade é tudo nesse grupo. O Vasco tem um grande elenco e precisamos traçar os nossos objetivos.
O que você lembra do Dodô? Acompanhava os seus jogos?
- Lembro dele jogando pelo Botafogo e pelo Fluminense. Eu assistia a tudo pela televisão. Lembro de um gol que ele fez na Libertadores. Após uma cobrança de escanteio, ele pegou de voleio e marcou um belo gol. Naquela época, eu nem pensava em jogar futebol. Espero que eu consiga fazer um gol daquele um dia. Jogar ao lado dele vai ser um sonho.