A Polícia Federal fez uma simulação no Estádio do Maracanã, na tarde deste domingo, durante a partida da final do Campeonato Carioca, entre Flamengo e Vasco. A missão: aperfeiçoar o trabalho no estádio nos jogos da Copa do Mundo.
Os agentes percorreram todo o estádio e simularam diversas situações. Um dos principais foco do trabalho foi a escolta das delegações durante as partidas.
O reconhecimento foi a pedido do COL (Comitê Organizador Local). A assessoria de imprensa da instituição preferiu não revelar quantos servidores trabalharam na operação, e informou que somente nesta segunda-feira haverá uma reunião para avaliar todo o esquema, e que passarão os dados para a imprensa.
Enquanto os agentes faziam o trabalho no estádio a pedido do COL, um grupo de cerca de 300 policiais e familiares protestaram na manhã deste domingo na orla da Praia de Copacabana e prometem fazer greve durante o Mundial de futebol, principalmente nos aeroportos do país.
Os agentes reivindicam melhores condições de trabalho, reajuste salarial e reestruturação da carreira. Os sindicatos da categoria denunciam ainda uma gestão ineficiente, segregação funcional, evasão de servidores qualificados, falta de atribuições por lei, sucateamento funcional e material, congelamento salarial e gestão precária dos recursos humanos dentro do órgão.