Não são apenas o volante Luiz Gustavo e o lateral Rafinha os brasileiros que podem ser campeões da Champions League pelo Bayern de Munique neste sábado. Fora de campo, outro brazuca faz sucesso no time alemão e é um dos principais responsáveis pelo bom condicionamento de estrelas como Robben, Mario Gómez, Ribéry, Schweinsteiger e companhia.
Marcelo Martins, de 40 anos, é preparador físico do Bayern há quatro temporadas e chegou no clube alemão por indicação de ninguém menos do que Jurgen Klinsmann. Nascido no Rio de Janeiro, ele morou boa parte da vida em Brasília, onde se formou, mas já está fora do Brasil há 12 anos. Assim como quase todo garoto que gosta de futebol, Marcelo também tentou ser jogador profissional, mas foi mesmo na área de preparação física que ele teve êxito e agora tem a oportunidade de levantar a taça de campeão da Champions pelo Bayern.
Leia Mais
- VÍDEO: A três dias da final da Champions, Élber \"apresenta\" taça em Munique e espera festa alemã
- Ex-Bayern, Élber não aponta favorito e diz que final de sábado será decidida nos pênaltis
\"Acho que o sonho de qualquer pessoa envolvida com futebol é chegar à final da Champions League. Eu tive a oportunidade de participar da final em Madri em 2010 (quando o Bayern perdeu para a Inter de Milão), é realmente uma festa incrível. Agora, dentro de casa, acho que a emoção é ainda maior. Mas nunca imaginei na vida que chegaria a uma final de Champions, nunca tive isso como um objetivo, foi uma coisa que aconteceu. Eu sempre quis trabalhar na área esportiva\", contou o preparador brasileiro, que atendeu à reportagem do
ESPN.com.br nesta quarta-feira em Munique.
O brasileiro Marcelo Martins é preparador físico do Bayern de Munique
Crédito da imagem: Tiago Leme/ESPNMarcelo começou a trabalhar nesta área em 2000, nos Estados Unidos, onde desempenhou a sua funcão no Chivas USA e no Los Angeles Galaxy, equipes da MLS. Depois disso, ficou no Catar por dois anos, onde teve passagem pela seleção do país. Quando estava lá, foi praticamente contratado para trabalhar no Bayern pelo ex-jogador alemão Klinsmann, que estava assumindo o cargo de ténico do time na metade de 2008.
\"Eu vim para o Bayern com a comissão técnica do Klinsmann. Eu conhecia ele pouco, mas trabalhei no Chivas USA como o Martin Vásquez, que era assistente-técnico dele. Foi então que surgiu o convite. Eu estava no Catar e recebi uma ligação do Klinsmann me convidado para o Bayern\", contou.
Depois de Klinsmann, Marcelo Martins também trabalhou com o holandês Louis van Gaal e agora com Jupp Heynckes. O brasileiro explica que nunca teve uma relação pessoal tão próxima com nenhum deles, postura que ele também adota no relacionamento com os atletas. Mesmo assim, garante que sempre se deu bem com todos, inclusive com Van Gaal, que tem a fama de ser uma pessoa difícil de lidar.
\"Mesmo com jogadores eu não tenho uma amizade grande fora de campo, acho que essa distância facilita o trabalho. Mas sempre tive uma ótima relação profissional com todos. Muitos veem o Van Gaal como uma pessoa dificíl de lidar, dizem que ele tem certa arrogância, mas ele é muito profissional, um cara sério e que sabe o que quer. Sempre me respeitou e tivemos bom relacionamento\", explicou Marcelo, que por ter iniciado a carreira de preparador físico fora do Brasil, contou que não tem contato com os profissionais da área que atuam em clubes do país.
O preparador físico brasileiro também trabalhou com o holandês Louis van Gaal
Crédito da imagem: Arquivo PessoalMas se hoje Marcelo faz sucesso como um dos membros da comissão técnica de um dos maiores times do mundo, isso acontece depois de uma frustração dentro das quatro linhas. Com bom humor, o preparador físico do Bayern lembrou que gostaria de ter sido jogador de futebol, mas não teve qualidade suficiente com a a bola nos pés.
\"Eu joguei futebol minha vida inteira, e em um certo ponto, com 18, 19 anos, eu tentei jogar profissionalmente. Mas de repente já era um pouco tarde para isso, ou meu nível não era o que eu pensava ser. Aí eu desisti de continuar jogando e procurei continuar envolvido com o esporte\", disse Marcelo, que chegou a fazer testes no Rio de Janeiro.
\"Eu sempre fui torcedor do Vasco, mas fiz peneira como meio-campista no Fluminense. Mas não deu certo. Até joguei um pouco profissionalmente no Amazonas, mas não teve sequência\".
Neste sábado, Marcelo estará no banco de reservas do Bayern de Munique na beira do gramado da Allianz Arena para o duelo decisivo com o Chelsea.
A final da Champions tem cobertura total do ESPN.com.br, canais ESPN e Rádio Estadão ESPN durante a semana. No sábado, a supercobertura na ESPN começa às 13h, com o pontapé inicial para Bayern x Chelsea a partir das 15h45.Marcelo Martins e Klinsmann vestidos tipicamente de alemães durante evento
Crédito da imagem: Arquivo Pessoal
Marcelo em foto junto com o atacante francês Ribéry após conquista do Bayern
Crédito da imagem: Arquivo Pessoal