O Vasco desperdiçou uma chance de ouro para conquistar o acesso à Série A do Brasileirão ao ser derrotado pelo Sampaio Corrêa, em casa, por 3 a 2. O resultado levou a definição para a última rodada da segunda divisão, na qual o clube encara o Ituano no estádio Novelli Júnior. O jogo ocorre às 18h30 (de Brasília) deste domingo.
Para subir à elite do futebol brasileiro, o Vasco ainda depende apenas de si mesmo. Uma vitória ou um simples empate são suficientes para garantir o acesso. Em caso de derrota, o time ainda não estaria fora da jogada, mas precisaria contar com um cenário improvável.
Se perder, o Gigante da Colina precisará que o Sport não goleie o Vila Nova, em Goiânia, por cinco ou mais gols de diferença. Além disso, teria que torcer por uma derrota do Bahia para o CRB, em Maceió, por uma diferença de três ou mais gols.
O Tricolor de Aço é o terceiro colocado da Série B com os mesmos 59 pontos do Vasco, mas está a frente na tabela de classificação por ter dois gols a mais de saldo. A equipe também precisa de uma vitória ou empate para assegurar uma vaga na Série A em 2023.
A missão vascaína, porém, não será fácil. Em grande arrancada, o Ituano sagrou-se campeão simbólico do segundo turno ao vencer o Londrina por 2 a 0, e conta com 11 vitórias nos últimos 18 jogos. Um simples triunfo basta para que o time de Itu vá à primeira divisão do futebol nacional pela primeira vez nos seus 75 anos de história.
Sport ainda sonha com o acesso
Outro clube que ainda sonha com o acesso é o Sport, mas as chances são remotas. Com 56 pontos, o Leão da Ilha precisa torcer por reveses de Vasco e Bahia, golear o Vila Nova e tirar a diferença do saldo de gols. A distância é de cinco para os cariocas e sete para os baianos.