O Vasco vem subindo de produção desde a chegada de PC Gusmão ao comando técnico do Vasco. Além deste fator, os jogadores também atribuem a melhora à parada para a Copa do Mundo.
Em entrevista à Super Rádio Brasil, o volante Rafael Carioca fala sobre esses assuntos e diz que sonha com a Seleção Brasileira, já que defendeu nas categorias de base:
\"Graças a Deus, estou conseguindo voltar a ser o jogador que eu vinha sendo no Grêmio e no Spartak. Pela forma que a gente está atuando hoje, pelo que o PC vem conversando comigo, me dando bastante liberdade, me colocando na minha posição de origem, onde eu gosto de jogar, pelo que a equipe vem fazendo, se encaixando. A partir do momento em que a equipe começa a se encaixar, a qualidade individual começa a aparecer mais. Antes não estávamos conseguindo isso, a gente estava com uma pressão muito grande em cima da gente. A gente não estava conseguindo ter uma sequência de jogos sem perder. Não estávamos conseguindo somar. Essa pressão acaba prejudicando o jogador dentro de campo. Hoje é um Vasco totalmente diferente, um Vasco que está sem perder há alguns jogos, que está conseguindo mostrar seu melhor futebol, que está conseguindo encaixar o time. Isso tem sido muito importante para mim.\"
Parada para a Copa do Mundo foi boa para o Vasco?
\"Com certeza foi muito boa para a gente esfriar um pouco a cabeça, tirar um pouco a tensão. Fomos para um lugar espetacular, onde a gente teve toda uma estrutura de treinamento, enfim, em geral. O Vasco tinha que ter essa parada para encaixar a equipe. Era um novo treinador. Enfim, era coisa de que a gente precisava no momento, pela pressão em que a gente vivia dentro do Rio de Janeiro. A gente pôde aprimorar a parte física, a parte técnica, a parte tática. Foi muito importante para que a gente voltasse com um novo ânimo, com um novo gás. E tai o resultado.\"
O que PC Gusmão na parte psicológica do grupo? O grupo hoje tem mais confiança?
\"Muito mais. O PC chegou com uma filosofia nova de trabalho e expôs para a gente o que ele queria. O PC é um cara que trabalha muito em cima do psicológico do jogador, na motivação, incentivando sempre o jogador. A partir do momento em que o clube troca de treinador, isso, querendo ou não, já é próprio do jogador, o jogador tem um ânimo a mais. Foi o que aconteceu, também. Todo mundo queria mostrar trabalho, todo mundo queria mostrar o seu valor. O PC foi analisando um por um e falou que o Vasco não merecia estar nessa situação, porque o Vasco era muito grande. Falou que com o grupo que o Vasco tinha, não tinha por que estar na zona de rebaixamento e que trabalhando, a gente iria conseguir nosso objetivo, que era subir devagarzinho. Graças a Deus, isso vem acontecendo. De jogo em jogo, a gente está conseguindo reverter as coisas que as pessoas falavam do nosso time, que o nosso time era o favorito a descer. Hoje, nosso time está se encaixando devagarzinho. Isso está sendo muito importante, esse voto que o PC está dando para a gente. O PC foi um dos responsáveis pela nossa recuperação, assim como os jogadores, também.\"
Rafael Carioca também está motivado pela possibilidade de ir à Seleção?
\"Seleção é o objetivo de todo jogador brasileiro, defender seu país. Comigo, não poderia ser diferente. Pelo menos o direito de sonhar, eu tenho. Eu tenho esse direito. Sou um ser humano. Se eu vou ou não, eu tenho que fazer por merecer. Pelo menos o direito de sonhar com a seleção eu tenho e eu sonho todos os dias. Com essa renovação, não sei se fiz um bom jogo para quem assistiu ao jogo. Mas eu tenho esse sonho de ir para a Seleção. É o sonho de qualquer jogador. Toda hora passa na minha cabeça, fico olhando as notícias. Acho que hoje, eu sou um jogador modificado, sou um jogador pronto. Se eu tiver essa oportunidade, vou procurar fazer de tudo para eu agarrá-la.\"