O Vasco empatou por 2 a 2 com o Sport, na noite desta quarta-feira (08/10), na Ilha do Retiro, em Recife, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O goleiro Rafael, que se destacou na partida, vive a expectativa de ser confirmado pelo técnico Renato Gaúcho para o clássico contra o Flamengo, no dia 19 (um domingo), às 18h10min, no Maracanã.
\"Vou trabalhar para isso. Graças a Deus, ontem conseguimos um ponto muito importante para a nossa equipe. Cada ponto para nós é uma vitória. Vou trabalhar essa semana forte, visando o jogo do Flamengo, para jogar. Mas se o professor Renato Gaúcho não me colocar para jogar, vou estar feliz do mesmo jeito. Quem entrar no jogo - Tiago, Roberto ou eu - com certeza vai dar o máximo de si, porque tem que tirar o Vasco da situação em que se encontra hoje\", disse ao repórter Antônio Jorge, no programa \"Bandeirantes Rio no Futebol\", da Rádio Bandeirantes.
TITULARIDADE CONTRA O SPORT
\"O Roberto estava aquecendo. Antes de aquecer, ele chegou em mim e falou \"Rafael, fica esperto, porque não estou bem. Fica esperto e aquele legal, porque não estou legal\". Tranqüilo. Falei \"Estou preparado para isso\". Aquecendo, ele me falou \"Não estou legal. Não vou para o jogo. Vai você. Vai para o pau\". Até achei a atitude dele de homem para caramba, para assumir uma coisa dessa. Muito legal da parte dele. O Germano conversou comigo e o Renato Gaúcho falou \"Vai tranqüilo. Confio em você\". Graças a Deus, fui, atuei muito bem e ajudei a minha equipe a sair com um ponto de lá\".
GOL DE EMPATE SOFRIDO NOS DESCONTOS
\"O time nosso lutou e no finalzinho, no último minuto, um vacilo nosso lá dentro, aconteceu um toque na área e saiu o gol deles de empate. Mas fico contente pela partida, pela equipe, pelo que mostrou durante o jogo. Fico muito contente pela garra e determinação de cada um, dos jogadores que foram viajar ou ficaram. Acredito nesse grupo. Se continuar desse jeito, com certeza no jogo do Flamengo vamos sair dessa situação\".
CARREIRA
\"Comecei jogando pela Matonense. Joguei quatro anos na Matonense. Com 16 anos eu já estava no time profissional da Matonense, no Interior de São Paulo, disputando o Campeonato Paulista. Saí da Matonense e passei pelo São Bento, de Sorocaba. Tive uma passagem muito rápida no Palmeiras. Não deu certo o negócio do empresário. Saí do Palmeiras e voltei para a Matonense. Saí da Matonense e fui para o Bragantino. No Bragantino fiquei seis meses parado, sem jogar futebol. A minha esposa grávida, passei muita dificuldade. Fui para a Internacional de Limeira, aonde fui disputar a segunda divisão da Série A2 do Paulista. Nisso, tive uma ligação para ir jogar no futebol goiano, disputar o Campeonato Goiano junto com o PC Gusmão. Fui para lá tranqüilo. Graças a Deus, deu certo e fomos campeões lá. Deu tudo certo e agora hoje estou aqui no Vasco\".
ENFRENTAR O FLAMENGO
\"Se o Renato Gaúcho optar por mim para jogar, com certeza vou estar tranqüilo. Estou tranqüilo. Acho que nós, jogadores, temos que estar tranqüilos. O ambiente... É lógico que vai estar lotado o estádio, a maioria rubro-negro, mas acho que a gente tem que estar tranqüilo nesse momento, porque vai ser um jogo difícil. Mas da minha parte, se me colocar parar jogar, vou fazer de tudo para ajudar a minha equipe e sair com um resultado positivo\".
\"É uma rivalidade muito grande no futebol brasileiro entre Vasco e Flamengo. Se a gente vence o Flamengo, com certeza sai dessa situação. Acho que está faltando para a gente três pontos ou um ponto. Se a gente empatar ou vencer o Flamengo, vamos alcançar o objetivo nosso, que é sair fora da zona do rebaixamento e tirar o Vasco dessa situação\".
CLIMA DEPOIS DO EMPATE EM RECIFE
\"Teve um clima meio chato depois da partida, porque tomar o gol no finalzinho é complicado. Mas o Renato ficou no vestiário falando que cada ponto para nós é uma vitória, porque na frente esse ponto vai fazer a diferença para nós. É levantar a cabeça e treinar essa semana forte, visando o jogo do Flamengo. Com certeza vamos jogar de igual para igual contra o Flamengo. Se a gente puder sair com um resultado positivo, com os três pontos, é melhor para nós. Aí vamos sair da zona do rebaixamento e ficar tranqüilos durante a semana\".
PRIMEIRO CLÁSSICO
\"Desde pequeno era um sonho meu jogar em um time grande como o Vasco. Jogar um Flamengo e Vasco no Maracanã era um sonho meu. Graças a Deus, acho que esse sonho pode se realizar no dia 19. Mas se o Renato não optar para eu jogar, e outro goleiro jogar, Roberto ou Tiago, com certeza vai dar o máximo. Mas é um sonho meu desde pequeno, de garotinho, jogar no Vasco contra o Flamengo\".
ESPELHO
\"Eu me inspirava muito no Carlos Germano e gostava muito do Marcos. Hoje posso estar aqui treinando junto com o Carlos Germano, que é um excelente treinador de goleiros. Ele me passa muitas informações e isso me deixa tranqüilo. Eu me inspirava muito no Carlos Germano\".