Rafael Silva viveu um dia de celebridade nesta segunda-feira. Nos corredores da redação da TV Globo, quase todas as pessoas que o viram pediram fotos ou autógrafos. Herói do título cruz-maltino do Campeonato Carioca, com um gol em cada jogo da decisão diante do Botafogo, o atacante é brincalhão. Os sorrisos não cessam, nem o bom humor, a boa vontade e as piadas com os companheiros Christiano, Anderson Salles, Lucas, Jhon Cley, Serginho e Madson, também presentes para a gravação do programa Globo Esporte. Logo em seguida, ele deu uma entrevista ao vivo para o GloboEsporte.com, e não ficou acanhado: participou de uma brincadeira e narrou o próprio gol do último domingo.
- Tem que aproveitar esses momentos, né? - dizia, ao tirar fotos com os fãs.
O assédio foi tanto que Rafael Silva ainda nem conseguiu comemorar direito. Chegou tarde na festa do título e não parou de conceder entrevistas. Ele próprio disse que não poderia imaginar um dia tão agitado. O presidente Eurico Miranda não foi esquecido. O atacante revelou que pediu para tirar uma foto com o mandatário vascaíno após o jogo:
- Pedi até para tirar uma foto com o Eurico! Ele é uma pessoa que ama muito o Vasco e daria a vida pelo clube. Isso é bom para nós, é bom para o Vasco.
A união do elenco vascaíno também foi destacada. Rafael contou que chama os jogadores estrangeiros de "gringaiada" e disse que as disputas no videogame durante os períodos de concentração são acirradas.
- Eu fico chamando o Guiña e os gringos de "gringaiada". Nós, brasileiros, somos melhores do que eles no videogame (risos). Mas o melhor mesmo é o Anderson Salles - contou o atacante.
Ao usar a camisa 11 na partida de domingo, o herói cruz-maltino lembrou de um dos ídolos do Vasco, Romário. O atacante disse que tem consciência da responsabilidade de vestir o mesmo número do ex-jogador, não apenas pelo lado simbólico, mas por ter a chance de defender o clube:
- Isso já passou pela minha camisa, que eu estava vestindo uma camisa que já foi do Romário. Outro dia, minhas coisas estavam no lugar do 10 do vestiário. A rapaziada ficou brincando comigo, falando: "Está de 10 agora? Não vai amarelar, hein, olha a responsabilidade" (risos). Deu tudo certo, graças a Deus. A ficha ainda não caiu.
O Vasco comemora a conquista do título, mas já retorna às atividades nesta terça-feira. No sábado, a equipe estreia pelo Campeonato Brasileiro, contra o Goiás, em São Januário.