Na manha desta terça-feira (6), o diretor esportivo Paulo Bracks concedeu entrevista coletiva em São Januário. Dentre vários assuntos abordados, Paulo confirmou a contratação dos primeiros reforços para o departamento de futebol do Cruzmaltino. Tratam-se de Mauricio Barbieri e Abel Braga, para ocuparem os cargos de treinador e diretor técnico respectivamente.
Enquanto Barbieri é um treinador jovem, mas com uma certa experiência dirigindo times profissionais (principalmente clubes que são empresa, como agora é o caso do Vasco), e terá sua primeira passagem pelo Cruzmaltino, Abel Braga, contando os períodos como jogador profissional e treinador, estará a serviço do Gigante da Colina pela quinta vez. Aposentado da função a beira do campo, Abelão fará sua estreia em um cargo executivo.
“Nosso diretor técnico será o Abel Braga. Uma pessoa com muita identificação com o Vasco. O Abel me disse, e eu não sabia, que o Vasco foi o clube em que ele mais jogou como atleta em toda a carreira. É um cara que vai ser um elo entre a diretoria e o vestiário. Ele é um mestre em vestiário, e nós vamos precisar disso no ano que vem. Importante dizer que o Abel não será treinador do Vasco em nenhuma hipótese”, afirmou Bracks.
Trajetória de Abel Braga
Revelado nas categorias de base do Fluminense, como jogador profissional, além de ter vestido o uniforme do Tricolor das Laranjeiras e do Cruzmaltino (onde jogou 150 partidas, entre 1977 e 1979), Abel atuou por Figueirense, PSG, Cruzeiro, Botafogo e Goytacaz-RJ, onde encerrou a carreira como atleta e iniciou a de treinador.
Na função de técnico Abel teve três passagens pelo Vasco (1995, 2000 e 2020). O único título conquistado pelo Clube foi a Taça Guanabara em 2000.
Entre os vários clubes em que Abel Braga trabalhou, no Brasil e no exterior, seus maiores trabalhos foram alcançados por Internacional e Fluminense. No Colorado foi campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes em 2006. Pelo Tricolor das Laranjeiras sagrou-se campeão Brasileiro em 2012.
FICHA DO NOVO DIRETOR TÉCNICO
Nome: Abel Carlos da Silva Braga
Nascimento: 01/09/1952 (70 anos)
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Clubes como técnico: Goytacaz-RJ, Rio Ave (POR), Vitória, Galícia-BA, Botafogo, Santa Cruz, Internacional, Famalicão (POR), Belenenses (POR), Vitória de Setúbal (POR), Vasco da Gama, Internacional, Atlético-PR, Bahia, Coritiba, Paraná, Olynmpique de Marseille (FRA), Atlético-MG, Ponte Preta, Flamengo, Fluminense, Al-Jazira (EAU), Cruzeiro e Lugano (SUI)