A seleção brasileira vai remar literalmente em casa no Campeonato Sul-Americano, de 25 a 28 deste mês, na futura raia olímpica da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. A lista de 52 convocados divulgada nesta sexta-feira pela Confederação Brasileira de Remo tem 34 atletas de clubes da cidade, com predomínio de Flamengo e Botafogo.
O rubro-negro da Gávea tem o maior número de remadores chamados: 17, sendo seis da equipe feminina, completada por duas alvinegras e duas paulistas, de Pinheiros e Paulistano. Ao todo foram convocados 15 atletas do Botafogo, sendo 13 do masculino, cuja equipe terá mais dois representantes cariocas, do Vasco e do Loureiro.
O clube de fora do Rio com mais representantes é o Grêmio Náutico União, de Porto Alegre, com nove. O paulista Pinheiros tem quatro, Saldanha da Gama (ES) dois, Paulistano, América (SC) e Álvares Cabral (ES), um cada.
Foram chamados praticamente todos os participantes das finais A da seletiva nacional realizada em março, e os mais bem colocados nas finais B, sendo 10 mulheres e 42 homens, dos quais 10 na categoria Júnior.
Veja a lista de convocados: