O fim de ano sombrio e melancólico do Vasco esteve refletido na expressão e nas palavras de Renato Silva, nesta terça-feira. Apesar de não deixar de exibir sua veia de brincalhão em momentos isolados da entrevista coletiva, o zagueiro foi mais um a admitir que não há mais esperanças de buscar a vaga na Libertadores de 2013, diante das cinco derrotas diretas, da queda para a sétima posição na tabela e da distância de oito pontos para São Paulo, que abre o G-4.
Segundo o camisa 33, que voltou a ser titular com a lesão que afastará Dedé do restante da temporada, a única preocupação agora é terminar o Brasileirão de forma digna e arrumar a equipe para um início de 2013 mais tranquilo e sem as cobranças de hoje.
- São cinco jogos para recuperar a autoestima, a equipe que vinha jogando antes perdeu o jeito. Não deu mais certo, caíram todos os setores, ficou complicado. Como equipe, nos perdemos muito mesmo. Estamos mal psicologicamente, baixamos a cabeça e temos de nos recuperar. Se não der a Libertadores, é bom entrar no ano seguinte sabendo que vencemos as últimas partidas, sem precisar responder mais sobre isso, sem ter a torcida desconfiada - disse.
Com diversos jogadores sob contrato longo, o Vasco deve manter a base do grupo, apesar da insatisfação de muitos com o problema dos salários atrasados. E, como fez questão de lembrar Renato Silva, dificilmente contratará reforços de alto nível em face da crise financeira. O presidente Roberto Dinamite tentou minimizar destacando que faltaria um mês de débito e que, em sua época de atleta, também jamais recebeu em dia de quem comandava.
- A respeito do salário, vai bater dois meses no dia 5 (em geral, os clubes utilizam o dia 20 como referência). Vai dar três de atraso no direito de imagem também. Mas não tem nada a ver com a queda de rendimento. Entramos numa maré ruim e aí todos os problemas afetaram, mas foi pena ter sido no momento de definição da competição. Dificilmente vão chegar outros jogadores, porque quem está aqui eles já não conseguem manter - lamentou o zagueiro.
No sábado, o Cruz-maltino enfrenta o Sport, em São Januário, pela 34ª rodada.