Durante a carreira como jogador o hoje técnico Renato Gaúcho conquistou 16 títulos. Ele usa o seu currículo invejável para mostrar aos jogadores a necessidade de se ter uma mentalidade vencedora. O treinador não entende quando percebe um atleta insatisfeito, ou correndo menos do que devia, num clube estruturado como o Vasco: - Digo a eles: lembram aquele clube pequeno pelo qual começaram a carreira? Querem voltar para lá? Se não valorizarem a oportunidade de defender um clube como o Vasco, comigo vai rodar. Os jogadores têm tudo do bom e do melhor na concentração, a torcida é maravilhosa. Se hoje ainda fosse jogador e me oferecessem um contrato de dez anos para ficar no Vasco, aceitaria na hora. Ia querer mais?
Apesar do discurso áspero, Renato a todo instante reforça a confiança que tem no time, formado basicamente pelos mesmos jogadores que, no ano passado, livraram o Vasco da Série B e o colocaram na Copa Sul-Americana.
- Eu sei que eles não desaprenderam. E a maioria aprendeu na dificuldade que tiveram no ano passado, quando saíram de uma situação ruim e melhoraram. Confio muito no meu grupo. E aposto nele para esta Taça Rio - avisou.