Desempenhado por nomes como Roberto Dinamite, Edmundo e Romário, o papel de principal goleador anda em baixa no Vasco da Gama. Desde que o Baixinho encerrou a carreira, o clube da Colina luta para achar um substituto que honre a tradição vascaína de sempre ter artilheiro nas principais competições nacionais. Contratado para ser o dono da camisa 9, o centroavante Marcel não agradou nos dois primeiros jogos. A diretoria trouxe Élton, uma possível tentativa de amenizar um iminente fracasso do primeiro, mas se depender do retrospecto de Élton enquanto vestia a camisa do Sporting Braga, em Portugal, a torcida do Vasco tem motivos para continuar preocupada.
Velho conhecido da torcida cruzmaltina, Élton chegou ao clube em março de 2009. Nessa oportunidade, ele disputou 34 partidas e marcou 21 gols. Foi o centroavante titular da campanha que trouxe o Vasco de volta à Série A. Mesmo assim, não caiu totalmente nas graças da torcida, que reclamava de uma suposta falta de vontade dentro de campo. Sem contar as constantes aparições nas noitadas cariocas.
Em 2010, Élton ficou no clube até julho e viveu às voltas com lesões, fato que agravou ainda mais o conturbado relacionamento com a torcida. O atacante entrou em campo em 22 oportunidades e balançou as redes adversárias nove vezes, e se transferiu após envolver-se numa polêmica com uma dançarina de um grupo de funk.
No Sporting Braga, em Portugal, Élton, em cinco meses, jogou apenas nove jogos, apenas dois deles como titular. O atacante repatriado pelo Vasco da Gama não balançou as redes pelo clube português. Conta a favor do centroavante o fato de já conhecer a torcida do clube da Colina, ávida por conquistas.