Se depender do retrospecto, o torcedor do Vasco pode sonhar com um bom desempenho diante do Fortaleza, nesta quarta-feira (18), às 21h30 (de Brasília), em São Januário, pela Série A do Campeonato Brasileiro. O Cruz-Maltino nunca foi derrotado pelo rival cearense, quando o confronto foi com mando dos cariocas.
Ao todo, os times se encararam em oito oportunidades, com três empates e cinco vitórias para o Gigante da Colina. Dos confrontos, um deles foi realizado pela Série B do Campeonato Brasileiro, em 2009, com vitória cruz-maltina.
O confronto também conta com uma ligeira vantagem vascaína, que venceu sete jogos, enquanto o Fortaleza foi vitorioso em outros quatro. Ainda somam-se seis empates, nas 17 vezes que os times se enfrentaram. As últimas duas partidas aconteceram no Castelão, ambas com vitória do Leão da Pici.
Antes dos triunfos conquistados pelo Fortaleza, o Vasco não era derrotado há sete jogos, entre 2006 e 2020, maior tempo de invencibilidade de uma das equipes no duelo. Caso os cearenses saiam vitoriosos, chegará à terceira vitória consecutiva, que também se tornará a maior sequência do confronto no quesito.
As duas equipes vivem momentos opostos nos últimos anos. Enquanto o Vasco convive com o fantasma da Série B, o Fortaleza é finalista da Copa Sul-Americana e aparece no G6 do Brasileiro. O Cruz-Maltino tem 27 pontos, na 17ª colocação. Já o Tricolor cearense é o 6º colocado com 42.