Mesmo com jogadores experientes e que já têm certa vivência no clube, como Fernando Prass, Felipe e Ramon, o Vasco vive um período de transição. Na fase final da Taça Rio, o time começou a mostrar um pouco da cara que o técnico Ricardo Gomes deseja dar. Ao chegar ao clube, o treinador teve, de imediato, que trabalhar a autoestima de uma equipe que viveu o pior início de Campeonato Carioca da sua história e não tinha confiança para jogar.
Jogando apenas pela Copa do Brasil, o treinador finalmente terá o tempo necessário para fazer ajustes táticos na equipe e conseguir que os reforços Diego Souza e Alecsandro rendam o que já mostraram por Palmeiras e Internacional, respectivamente.
Quem mais sofre é Diego Souza. O meia foi o melhor jogador do Campeonato Brasileiro em 2009, pelo Palmeiras, mas teve passagem apagada pelo Atlético-MG, em 2010. A boa estreia contra o Botafogo, com direito a golaço, reforçou a grande expectativa, mas as atuações irregulares ainda não o fizeram cair nas graças da exigente torcida vascaína.
Acho que ele ainda está pagando pelo ano de 2010 no Atlético-MG. Ele pouco jogou, muito diferente do que aconteceu em 2009. Não tem jeito, tem que ter paciência. As qualidades dele são incontestáveis, mas é claro que ele tem que provar a cada jogo. Foi um pouco melhor no domingo, mas ainda está longe do que esperamos do Diego. Mas a fase boa vai chegar afirmou o treinador.
Jovens sobem
O técnico Ricardo Gomes integrou duas jovens promessas vascaínas aos profissionais. O meio-campo Guilherme Costa, de 16 anos, e o atacante Jonathan, de 19.
Guilherme foi campeão Sul-Americano com a seleção brasileira sub-17 e é considerado a grande promessa das divisões de base do clube. Já Jonathan, no ano passado, jogou algumas partidas do Campeonato Brasileiro sob o comando do então técnico vascaíno PC Gusmão.