Em 28 de agosto do ano passado, num clássico do então campeão da Copa do Brasil Vasco contra o Flamengo, o técnico Ricardo Gomes assustou a todos ao ser levado às pressas para o hospital Pasteur, no Rio de Janeiro. O treinador vascaíno sofreu um AVC, se afastou do futebol desde então e agora, dez meses depois, mantém o otimismo para voltar à profissão.
Em matéria da Revista ESPN de julho, Paulo Vinicius Coelho narra a conversa que teve com Ricardo, por telefone, no final do mês passado. E trata da recuperação primeiro do homem, pai de família e ex-jogador de sucesso no Benfica, Paris Saint-Germain e Fluminense, para depois acompanhar o caminho de volta do técnico responsável por fazer o Vasco voltar ao topo do futebol nacional.
\"Eu tenho de recuperar mais 20% dos movimentos. Vou voltar a ser técnico\", contou Ricardo à PVC. Hoje, o treinador tem dificuldades em fazer certos movimentos com o lado direito do corpo. Agora, alterna a recuperação entre sessões de fonoaudiologia e academia.
\"Os tempos de Ricardo Gomes zagueiro ficaram no passado. Quem o viu em ação nos anos 1980, com a camisa do Fluminense, sempre o escala no time dos beques inesquecíveis, por seu posicionamento preciso, sua perna esquerda implacável. A direita é quem ainda atrapalha o retorno. Ricardo repete: vai voltar. Pena que seja apenas como treinador. Se fosse para jogar, a perna boa, a esquerda, já permitiria, eu brinco. Ricardo ri. Ri intensamente. E, mesmo ao telefone, é possível ouvir sua alegria. Ricardo Gomes está vivo. E vai voltar\", finaliza PVC.
A revista ESPN já está nas bancas de todo o país e tem três capas diferentes: Ricardo Gomes, motivada pela matéria realizada por PVC; Corinthians, em referência ao título da Libertadores com especiais, imagens e tudo sobre a conquista; e Olimpíada, que começa, em Londres, no final deste mês.