O Botafogo estreou com derrota no Campeonato Carioca neste domingo: com um time B, composto por jovens, nomes com experiência no elenco o alvinegro perdeu por 1 a 0 para o Audax. Uma escalação que deve se repetir ao longo deste início de ano, inclusive no clássico contra o Vasco, marcado para a segunda-feira. Antes disso, contra o Volta Redonda, na quinta-feira, o elenco principal deve entrar em campo. Uma estratégia que parece confusa dada a diferença de nível entre os adversários, mas tem lógica definida pelo técnico Luís Castro.
Na última quinta-feira, o treinador explicou: seu time principal atuará em meio a ciclos de pelo menos cinco dias entre uma partida e outra, enquanto a equipe B, comandada por Lucio Flavio, estará nos compromissos marcados para os intervalos. Na prática, o "Botafogo A" atua nos jogos do meio de semana e o "B", nos fins de semana e dias que os orbitam.
O ciclo do time principal começa na estreia contra o Voltaço, na quinta. Uma data definida propositalmente por Castro para que a equipe não atue com poucos dias de preparação. Vale lembrar que o alvinegro estendeu as férias de seu elenco por conta da viagem à Inglaterra, onde enfrentou o Crystal Palace em amistoso após o fim da temporada 2022.
— Temos a equipe principal, depois de uma semana e meia de trabalho, fazendo o primeiro jogo na próxima quinta-feira e a equipe B fazendo os jogos contra Vasco e Fluminense. Nós pegaremos os jogos no meio da semana porque não jogaríamos após apenas sete dias de atividade. Nós pegaremos o primeiro jogo após dez dias de trabalho, fazendo ciclos de cinco dias, com os jogos sendo integrados. Não são jogos de preparação, são oficiais, mas servirão para buscar a perfeição para a temporada — explicou o treinador, em entrevista coletiva.
Portanto, caso a estratégia seja mantida para além do jogo conta o cruz-maltino, o Botafogo atuará contra o Madureira com o time A e contra o Fluminense, na sequência, com o time B. O terceiro clássico do alvinegro no Carioca, contra o Flamengo, é outro marcado provisoriamente para um fim de semana: dia 25 de fevereiro, um sábado. O planejamento pode sofrer mudanças, todavia. Lucio Flavio falou sobre o assunto na entrevista coletiva após a derrota para o Audax, neste domingo:
— Existe uma definição mais curta em relação a essa próxima rodada e a terceira. A partir da quarta, o clube vai analisar, em razão do próprio período do time principal. A equipe B está ligada a isso. Ainda não há definição exata, vamos ajustando no decorrer dos dias, até em razão das partes física e tática da equipe A, e vamos adequando o planejamento.
Confira os cinco próximos jogos do Botafogo:
19/1 (quinta-feira) - Volta Redonda x Botafogo
23/1 (segunda-feira) - Vasco x Botafogo
26/1 (quinta-feira) - Botafogo x Madureira
29/1 (domingo) - Fluminense x Botafogo
01/2 (quarta-feira) - Botafogo x Nova Iguaçu