A cidade de Arequipa receberá um encontro inédito na história: Melgar e Vasco se enfrentam pela primeira vez na estreia da Copa Sul-Americana nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília). Ainda sem muitos holofotes internacionais, o time peruano vem se consolidando como uma das principais forças do país e ganhando cada vez destaque nos últimos anos.
A última década do Melgar foi marcada por uma presença constante nas principais competições internacionais do continente. Desde 2015, foram sete participações na Libertadores e cinco na Sul-Americana. A equipe foi campeã peruana duas vezes, em 1981 e 2015.
O time manda seus jogos no Estadio Monumental de la UNSA, com capacidade para 40 mil torcedores. O palco do duelo é localizado em Arequipa, cidade com cerca de 1,5 milhão de habitantes, a segunda maior do país, atrás apenas da capital Lima. São 2300 metros de altitude acima do nível do mar no estádio.
Atual líder do Campeonato Peruano
Treinado pelo argentino Wálter Ribonetto, o Melgar é o atual líder do Campeonato Peruano, com 100% de aproveitamento. São cinco vitórias em cinco jogos, com dez gols marcados e apenas três sofridos.
O time soma apenas duas derrotas na atual temporada, justamente os resultados que o eliminaram da Copa Libertadores deste ano. Na terceira fase da pré-Libertadores, o Melgar acabou derrotado nos dois confrontos diante do Cerro Porteño: 1 a 0 na ida, no Peru, e 4 a 2, em solo paraguaio.
Com a eliminação, a equipe chegou à Sul-Americana e formará o Grupo G, ao lado de Vasco, Puerto Cabello-VEN e Lanús-ARG.
Semifinalista em 2022 e classificação sobre o Inter
Em 2022, o Melgar alcançou sua melhor campanha na Copa Sul-Americana, ao chegar às semifinais do torneio.
A trajetória marcante para o time peruano ainda contou com uma classificação sobre o Internacional nas quartas de final em pleno Beira-Rio. Após dois empates por 0 a 0, a decisão pela vaga foi para as penalidades.
Na ocasião, o goleiro Cáceda brilhou e foi o herói do Melgar, que venceu as cobranças por 3 a 1. Edenilson, Taison e De Pena erraram as cobranças para os colorados.
Nas semifinais, o "El Dominó" acabou eliminado com derrota nos dois jogos pelo Independiente del Valle, que se sagraria campeão posteriormente na final sobre o São Paulo.
Desfalcado de seu ídolo e goleador
O técnico Wálter Ribonetto não conta com seu principal nome para o setor ofensivo desde o início da temporada. O atacante Bernardo Cuesta sofreu uma lesão ligamentar no menisco do joelho direito em setembro do ano passado e segue em recuperação.
O argentino é considerado um dos principais ídolos do Melgar e é o maior artilheiro da história do clube, com 191 gols em 387 partidas. Também é o atleta com mais jogos na era profissional do time de Arequipa.
Aos 36 anos, Cuesta está em sua quarta passagem pelo clube, mas não estará presente no duelo contra o Vasco. Na melhor campanha do clube na Sul-Americana, em 2022, o capitão da equipe terminou como artilheiro isolado do torneio, com oito gols.