O meia Valdivia está fora das próximas três partidas do Palmeiras no Brasileirão. O jogador foi expulso na partida de deste domingo contra o Atlético-MG (derrota por 2 a 1) e está fora do duelo diante do Coritiba, no domingo, na Arena Barueri.
Se não bastasse, o Mago também vai perder os compromissos posteriores, contra Grêmio (dia 13) e Vasco (dia 16). Isso porque, o palmeirense está convocado para defender a seleção do Chile diante de Uruguai (em 11 de novembro) e Paraguai (dia 15), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014.
Para piorar mais a situação, nesta segunda, o camisa 10 vai ser julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por dar um tapa em Valencia e, em seguida, simular ter sido agredido pelo adversário na derrota por 2 a 1 para o Fluminense, em 16 de outubro, no Canindé.
O palmeirense pode ser punido por praticar ato desleal ou hostil durante a partida e por assumir assumir conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva. No primeiro caso, a pena varia de um a três jogos. Já no segundo, o gancho pode ser de um a seis compromissos.
Valdivia não deslanchou em 2011. Ele mesmo já admitiu viver a pior temporada de sua carreira. No Brasileirão, o chileno entrou em campo em 12 oportunidades e marcou dois gols.
O zagueiro Maurício Ramos também foi expulso na partida contra o Galo e não encara o Coritiba.