De volta ao Rio de Janeiro, o Flamengo se reapresentou na manhã desta sexta-feira no Ninho do Urubu e deu início à preparação para o jogo contra o Vasco neste domingo, às 19h (de Brasília) no Maracanã, no primeiro clássico do Campeonato Carioca de 2024. O técnico Tite terá ainda mais um treino neste sábado para definir a equipe, mas a tendência é que o quarteto poupado contra o Sampaio Corrêa (Pedro, Cebolinha, Fabrício Bruno e Varela) retorne à escalação.
Ainda não será no domingo a estreia de Matias Viña. Segundo reforço do Flamengo para a temporada, o lateral-esquerdo uruguaio já se recuperou da lesão no joelho direito sofrida em seu último jogo pelo Sassuolo, da Itália, no dia 11 de dezembro, e iniciou os trabalhos com o elenco, mas participou só de parte do treino com o grupo na reapresentação. Ele foi incrito nesta sexta com pendência no Carioca, só que ainda precisa ser regularizado para poder jogar.
A provável escalação tem: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Gerson, De la Cruz e Arrascaeta; Everton Cebolinha e Pedro.
O treino desta sexta também marcou o reencontro do elenco com Matheuzinho e Thiago Maia. A dupla havia se despedido dos jogadores antes da excursão de pré-temporada nos Estados Unidos porque tinha negociações avançadas com Corinthians e Internacional, respectivamente. Porém, as conversas esfriaram, e tanto o lateral-direito quanto o volante seguiram no Flamengo e já entraram em campo no empate em 0 a 0 com a Portuguesa.
Com oito pontos e um jogo a menos, o Flamengo é o sexto colocado da Taça Guanabara, atrás de Boavista (9 pontos), Madureira (9), Nova Iguaçu (10), Botafogo (10) e Fluminense (13). Por conta da excursão de pré-temporada do clube nos Estados Unidos, o Rubro-Negro fez duas partidas com um time de garotos e empatou com Nova Iguaçu e Portuguesa.